Navegando por Autor "Brito, Edmilson Maria de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A gestão do conhecimento no contexto amazônico: um estudo em cooperativas de crédito(CRV, 2018) Brito, Edmilson Maria deOs avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos têm proporcionado à disseminação do conhecimento em patamares até então inimagináveis. O achatamento do mundo descrito por Friedman (2007), em função desses avanços, culminou com o desaparecimento das barreiras geográficas e propiciaram o surgimento de novas metodologias e processos ao cenário mundial. As relações comerciais até então aconteciam apenas localmente ou entre os membros de blocos comerciais. Com o surgimento desse novo eldorado, várias empresas saíram de suas regiões de origem e fixaram-se em outras praças, países e continentes, passando a serem conhecidas como transnacionais. Dessa forma passaram a focar-se nos custos totais e principalmente nos custos relacionados à mão de obra, a adequação aos padrões internacionais de qualidade e também ao uso de novos tipos de matéria prima. O ingresso nesse ambiente organizacional abriu um horizonte novo e inexplorado, sendo um celeiro de novas experiências e também de mudanças culturais.Item Criação de bovinos de corte engorda a pasto x confinamento: análise comparativa sob a ótica dos custos e preço(2020) Gonçalves, Karina Alves de Souza; Brito, Edmilson Maria deO presente trabalho trata-se de uma análise comparativa no setor pecuário em Mato Grosso, sob a ótica dos custos e preço do animal num período de tempo (2016 a 2018), com o objetivo de trazer aos gestores informações precisas para tomada de decisão quanto ao nível de tecnologia e ferramentas administrativas aplicadas, e sua influência na propriedade rural para obtenção de maior rentabilidade/lucratividade na atividade. Com base em dados coletados e analisados de órgãos públicos e privados envolto da pecuária de corte matogrossense. Pensando em redução de custos e melhor preço pago pelo produto final, diante dos dados obtidos e abordados considerou-se a produção ciclo completo/confinamento mais viável economicamente na atividade, além disso o nível de tecnologia aplicada no empreendimento mostrou-se viável a fim de produzir carne com qualidade, garantindo a venda num mercado promissor. Contudo, no geral a gestão em agronegócios se dá pela necessidade da inserção de ferramentas administrativas, juntamente com a evolução do uso de tecnologias na administração rural. E, por isso a importância de se trabalhar com o tema abordado, uma vez que compreender a definição, funções e meios de aplicação/separações dos custos, contabilidade rural e da pecuária e outros é essencial para tomadas de decisões no setor.Item Estratégias inovadoras de ensino: um recorte sobre as metodologias ativas aplicadas na formação técnica profissionalizante(2020) Pinheiro, Cleicione Barbosa Souza; Brito, Edmilson Maria deO presente trabalho busca apresentar uma discussão acerca de metodologias inovadoras de ensino, utilizadas frente aos novos desafios da educação técnica profissional. Nesse intuito são discutidos alguns exemplos de metodologias ativas, ou ainda conceituadas por outros autores como participativas, que colocam o aluno no centro dos processos de aprendizagem e geração do conhecimento, empoderando o mesmo de senso crítico, auto avaliativo de seu próprio processo de ensino, dando base para a formação de um profissional dinâmico que atenda às necessidades do mercado de trabalho atual. Em seus aspectos metodológicos, o trabalho configura-se como sendo uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, utilizando-se do método dedutivo. Partindo da análise de diversos autores obtêm-se discussões que trazem a necessidade de mudança dos métodos de ensino-aprendizagem para o mundo do trabalho, tendo em vista as novas necessidades de habilidades e competências requeridas. São destacadas as vantagens do uso de algumas metodologias ativas que fazem frente às metodologias tradicionais de ensino. As discussões voltam-se ainda para os entraves e desafios que devem ser superados para o sucesso da aplicação dessa mudança metodológica de ensino, destacando a importância do entendimento da necessidade de mudança dos papéis de docente e aluno, e sobre o fomento das instituições pela busca da atualização e melhoria da eficácia e eficiência dos métodos de ensino.