Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Brito, Alyne de Oliveira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial no Instituto Federal de Rondônia: O que revelam os editais de ensino, pesquisa e extensão?
    (Observatorio de La Economía Latinoamericana (OLEL)., 2025) Brito, Alyne de Oliveira; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de
    A inclusão das pessoas público-alvo da educação é um direito assegurado em todas as etapas da educação brasileira e se constitui um desafio diário vivenciado pelas instituições de ensino. A pesquisa apresentada teve por objetivo investigar como os editais dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia tem promovido a educação especial na perspectiva inclusiva por meio da fomentação de propostas de ensino, pesquisa e extensão. Para o alcance dos objetivos propostos a investigação foi exploratória por meio da revisão bibliográfica e análise documental dos editais dos campi e da reitoria publicizados no site institucional entre os anos de 2018 a 2022. A pesquisa revelou que dentre os 263 editais selecionados para análise, 44 deles fomentam a educação inclusiva no ensino, pesquisa e extensão. A análise revela o fortalecimento dos NAPNES e ações inclusivas como programas, projetos e o fornecimento de tecnologias assistivas visando a promoção de igualdade de condições, participação efetiva e permanência dos estudantes com deficiência nos campi. A despeito das iniciativas detectadas na pesquisa e dos avanços obtidos para a inclusão de estudantes com necessidades específicas, considera-se a necessidade de maior engajamento coletivo da instituição para eliminação de barreiras que ainda impedem a acessibilidade plena de todos os estudantes.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS