Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barros, Gabriel Damascena"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Escola infantil em Vilhena/RO: anteprojeto elaborado a partir de reflexões sobre o espaço-ambiente na pedagogia Reggio Emilia
    (2025) Barros, Gabriel Damascena; Cerqueira, Louise Maria Martins
    Este estudo teve como objetivo compreender como a arquitetura escolar pode influenciar no processo de aprendizagem das crianças, por meio de uma análise teórica e projetual voltada à primeira infância. Para tanto, foram utilizados três principais métodos: uma revisão bibliográfica sobre a influência dos espaços físicos no desenvolvimento infantil e a abordagem pedagógica de Reggio Emilia; uma observação in loco de uma escola infantil em Vilhena/RO; e um segundo estudo de caso, construído com base nos princípios da proposta educativa de Reggio Emilia. A partir dessas análises, foi desenvolvido um anteprojeto arquitetônico para uma escola infantil em Vilhena, considerando as diretrizes nacionais e as reflexões sobre o ambiente como agente ativo na aprendizagem. O projeto valoriza a autonomia da criança, a visibilidade entre os espaços, a fluidez das circulações, a integração com a natureza e o conforto ambiental. Constatou-se que, embora a legislação brasileira apresente diretrizes compatíveis com os princípios da abordagem, sua aplicação prática ainda enfrenta desafios. O trabalho, portanto, contribui para a reflexão sobre o papel da arquitetura na educação infantil, propondo soluções projetuais que dialogam com os valores da infância, da escuta e da participação ativa no espaço.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS