Navegando por Autor "Barrim, Surma Torejiani da Silva"
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Item Discalculia no ensino fundamental II: intervenção pedagógica(2022) Barrim, Surma Torejiani da Silva; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deO artigo apresenta os principais conceitos e características da discalculia, identificando as especificações do transtorno de aprendizagem em matemática. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas, no intuito de buscar caminhos para possíveis intervenções pedagógicas no sentido de contribuir no ensino aprendizagem do estudante. Constatou-se que este transtorno de aprendizagem ainda é pouco conhecido no meio educacional, promovendo metodologias não adequadas ao estudante discalcúlico, atraindo grandes frustrações, baixa autoestima e rendimento escolar baixo. Identificou-se que o desafio maior está em como ensinar, ou seja, como aplicar metodologias que melhor atendem as especificidades do discalcúlico. Propomos incentivar e motivar o estudante com discalculia em aprender matemática de forma lúdica, utilizando os jogos, pois é uma excelente proposta pedagógica, para atrair e desenvolver o raciocínio lógico matemático, com materiais concretos, sendo possível a realização da aprendizagem de forma significativa.Item Discalculia, um mapeamento de conhecimento docente(2022) Barrim, Surma Torejiani da Silva; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deO artigo apresenta os principais conceitos e características da discalculia, identificando as especificações do transtorno de aprendizagem em matemática. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas e a pesquisa de campo através de formulário do Google Forms com a participação de professores das escolas estaduais da área urbana do município de Vilhena – RO, que atendem aluno do ensino fundamental II. Constatou-se que este transtorno de aprendizagem ainda é pouco conhecido no meio educacional, o que dificulta o diagnóstico precoce, promovendo metodologias não adequadas ao estudante discalcúlico, atraindo grandes frustrações e rendimento escolar baixo. Identificou-se que o desafio maior está em como ensinar, ou seja, como aplicar metodologias que melhor atendem as especificidades do discalcúlico. Os participantes da pesquisa reconhecem a necessidade de formação continuada, para adquirirem o conhecimento e poder identificar o estudante com discalculia, saber como trabalhar para que o processo de ensino aprendizagem aconteça sem prejuízo ao estudante.