Navegando por Autor "Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro de"
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Item A importância dos jogos no ensino da matemática para alunos com TDAH(2021) Ferreira, Fabiana Girometto; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deSabe-se que alunos com Transtorno de Déficit de Atenção - TDAH possuem grande dificuldade frente a uma sala de aula com metodologias tradicionais e acabam por acumular grandes déficits de aprendizagem ao longo dos seus anos escolares. Pensando nisso, o presente trabalho foi elaborado no intuito de trazer ideias e sugestões de jogos que possam auxiliar professores no processo de ensino e aprendizagem das quatro operações fundamentais da matemática por alunos que possuem TDAH. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir da leitura de artigos, revistas e livros onde os autores expuseram suas experiências com a utilização dos jogos, tanto com alunos com TDAH quanto com alunos que não possuíam nenhum transtorno de aprendizagem. Espera-se que essas sugestões e reflexões possam contribuir para o melhor conhecimento acerca do TDAH e as dificuldades enfrentadas por esses alunos frente ao processo de aprendizagem bem como, para a formação de professores que buscam, de alguma forma, meios para que seu aluno se desenvolva da melhor forma possível em sua vida acadêmica.Item Diálogos sobre educação, práticas pedagógicas e diversidade na educação profissional tecnológica no Cone Sul de Rondônia(Temática Editora, 2022) Ferrari, Maria Helena; Mielke, Thiago Duarte; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deConsiderando a atualidade, sabe-se que a qualidade da educação se configura como um dos principais desafios enfrentados pelos educadores, que incansavelmente buscam estratégias metodológicas a fim de melhorar a educação. Assim, este texto apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica, seguida de relato de experiência desenvolvido por acadêmicas do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), através do Programa de Mobilidade Estudantil, com o objetivo de apresentar como o IFRO – Campus de Colorado do Oeste-RO, tem tratado do referido tema e qual tem sido o resultado dessas experiências no âmbito das Mobilidades Nacionais e Internacionais. Para tanto, propõe várias reflexões sobre a importância do programa, retratando os benefícios que proporciona para os docentes e discentes.Item Discalculia no ensino fundamental II: intervenção pedagógica(2022) Barrim, Surma Torejiani da Silva; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deO artigo apresenta os principais conceitos e características da discalculia, identificando as especificações do transtorno de aprendizagem em matemática. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas, no intuito de buscar caminhos para possíveis intervenções pedagógicas no sentido de contribuir no ensino aprendizagem do estudante. Constatou-se que este transtorno de aprendizagem ainda é pouco conhecido no meio educacional, promovendo metodologias não adequadas ao estudante discalcúlico, atraindo grandes frustrações, baixa autoestima e rendimento escolar baixo. Identificou-se que o desafio maior está em como ensinar, ou seja, como aplicar metodologias que melhor atendem as especificidades do discalcúlico. Propomos incentivar e motivar o estudante com discalculia em aprender matemática de forma lúdica, utilizando os jogos, pois é uma excelente proposta pedagógica, para atrair e desenvolver o raciocínio lógico matemático, com materiais concretos, sendo possível a realização da aprendizagem de forma significativa.Item Discalculia, um mapeamento de conhecimento docente(2022) Barrim, Surma Torejiani da Silva; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deO artigo apresenta os principais conceitos e características da discalculia, identificando as especificações do transtorno de aprendizagem em matemática. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas e a pesquisa de campo através de formulário do Google Forms com a participação de professores das escolas estaduais da área urbana do município de Vilhena – RO, que atendem aluno do ensino fundamental II. Constatou-se que este transtorno de aprendizagem ainda é pouco conhecido no meio educacional, o que dificulta o diagnóstico precoce, promovendo metodologias não adequadas ao estudante discalcúlico, atraindo grandes frustrações e rendimento escolar baixo. Identificou-se que o desafio maior está em como ensinar, ou seja, como aplicar metodologias que melhor atendem as especificidades do discalcúlico. Os participantes da pesquisa reconhecem a necessidade de formação continuada, para adquirirem o conhecimento e poder identificar o estudante com discalculia, saber como trabalhar para que o processo de ensino aprendizagem aconteça sem prejuízo ao estudante.Item O multiplano como ferramenta de ensino de área de figuras para aluna com deficiência visual(2021) Souza, Maria Ivanilde de; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deO presente artigo apresenta as atividades realizadas no Instituto Federal de Rondônia/Vilhena-RO, na perspectiva da inclusão escolar direcionado à aluna A.S.J. acometida de cegueira súbita, matriculada no 3º ano B, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e assistida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). No intuito de viabilizar o processo de reinserção escolar para seu novo momento de aprendizagem, foram utilizados recursos de Tecnologia Assistiva (TA), nesse caso, o Multiplano, para ensinar os conteúdos curriculares das figuras geométricas. Considerando que a maioria dos alunos têm dificuldades na área de exatas, deduz-se que para estudantes com algum tipo de deficiência visual, essas dificuldades se agravam, sendo necessária a utilização de alguns recursos extras ou adaptações já existentes, a fim de minimizar os impactos causados pelas implicações peculiares à referida deficiência. As oficinas realizadas viabilizaram ultrapassar algumas barreiras, despertando na aluna a possibilidade de aprender por meio do sentido tátil. Pois, ao manusear o multiplano, há um maior desenvolvimento do raciocínio lógico e da compreensão do conteúdo da área de figurasplanas e suas aplicações dentro do contexto matemático. O que possibilita a conquista da autonomia na construção do conhecimento prático e significativo, já que parte de o abstrato para o concreto. A educação inclusiva tem se tornado cada vez mais necessária em nossas escolas, o que nos leva a reflexões sobre práticas a serem adotadas para que se concretizem de forma eficaz para todos os envolvidos neste processo: gestores, professores, família e principalmente para os alunos com necessidades educacionais específicas. O que requer esforço, dedicação e criatividade. Sem deixar de lado o compromisso ético, a justiça e a igualdade na elaboração de estratégias metodológicas na perspectiva da Educação Inclusiva.Item Tecnologia assistiva na educação de surdos(2021) Matter, Henrique Gomes; Lima, Melquisedeque da Conceição; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deO artigo apresenta os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, destacando algumas tecnologias e recursos que contribuem ao acesso à comunicação e a informação, viabilizando autonomia, independência e inclusão social. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas, no intuito de identificar quais os aplicativos são utilizados pelos alunos com deficiência auditiva e as contribuições das tecnologias digitais na superação das barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes. Os aplicativos e software realizam em tempo real a tradução do português para Língua Brasileira de Sinais- Libras, podendo ser usado pelos professores ao ensinar os conteúdos curriculares, a aula passa a ter significado, despertando no aluno o interesse em aprender. Os aplicativos selecionados foram avaliados por usuários surdos e ouvintes, que relatam as contribuições dos recursos de TA de acesso público e desenvolvidos por linguistas e surdos, seguindo as regras gramaticais da Libras, criados para a educação de surdos respeitando sua língua, cultura e a identidade. A cultura surda é baseada nas experiências espaço-visual, com as tecnologias digitais o usuário além da acessibilidade comunicacional pode estar se apropriando de diversos tipos de informações acadêmica, cultural, política, econômicos e sociais. A educação de qualidade é um direito de todos, cabe ao Estado viabilizar a transformação social que englobe os princípios da igualdade, solidariedade e convivência, independente da diferença de cada cidadão