Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araujo, Isabel Dias dos Santos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O uso da Língua Brasileira de Sinais na aplicabilidade do ensino da Matemática: uma reflexão acerca das barreiras comunicacionais no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos
    (2025) Araujo, Isabel Dias dos Santos; Werneck, Jorge da Silva; Abreu, Michelle Ayres
    A comunicação ocorre em todos os segmentos das relações humanas, logo inclui o ambiente escolar. Pensando a partir da perspectiva da Educação Inclusiva, essa discute que a escola é direito de todos e que todos devem aprender e se desenvolver cognitivamente no mesmo espaço. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é mostrar a partir do uso da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS um panorama de como é complexo aplicar a matemática numa sala de aula com alunos surdos. A matemática é conhecida como um estudo incompreensível para a maioria das pessoas, tornando-a temida por muitos, logo essa dificuldade apresentada na área da disciplina de matemática acaba provocando uma preocupação muito grande com o ensino aprendizado das crianças, na qual, podem ser consideradas como um dos fatores para o fracasso escolar. Uma das problemáticas na comunicação entre a língua portuguesa e a Libras, se faz na interpretação do texto e na escrita, pois muitos falantes não têm conhecimento acerca da libra (L2), sendo fluentes apenas em sua língua materna a língua portuguesa (L1). No ensino da matemática o que mais dificulta a aprendizagem desses alunos, tanto para os ouvintes quanto para os surdos, são as leituras e as interpretações dos exercícios que envolvem problemas matemáticos, tornando mais difícil a aplicação da Libras como diálogo.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS