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[COMUNICADO]: Informamos que o Repositório Institucional do IFRO ficará indisponível nos dias 28 e 29 de agosto para a realização de atualizações no sistema. A interrupção temporária se faz necessária devido à complexidade do processo de atualização. Caso os trabalhos sejam concluídos antes do previsto, informaremos. Agradecemos a compreensão e colaboração de todos. Cordialmente, DGTI
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    Uso do kahoot como estratégia lúdica de aprendizagem no 2º ano do ensino fundamental
    (2025) Almeida, Sirlei Cerqueira de; Guardia, Gleison
    Este relatório apresenta uma experiência pedagógica com o uso da plataforma Kahoot no 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover o engajamento e a aprendizagem ativa dos alunos. A proposta foi aplicada em uma aula de revisão de conteúdos de Matemática, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece a importância do uso das tecnologias digitais na formação integral dos estudantes. Observou-se que o uso do Kahoot despertou o interesse dos estudantes, promoveu a interação e possibilitou uma avaliação formativa dinâmica e divertida. Além disso, a atividade funcionou como uma avaliação formativa, permitindo ao professor identificar as dificuldades da turma e refletir sobre os próximos passos do planejamento pedagógico. Essa abordagem dialoga com o pensamento de Luckesi (2011), que defende uma avaliação voltada para o acompanhamento e a promoção da aprendizagem. A utilização de tecnologias digitais, como o Kahoot, demonstra-se eficaz ao integrar elementos lúdicos ao processo educativo, respeitando o estágio de desenvolvimento cognitivo das crianças.

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