Navegando por Autor "Almeida, Abimar Oliveira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Kahoot como recurso didático para o ensino de práticas agropecuárias(2025) Almeida, Abimar Oliveira de; Guardia, GleisonO uso de tecnologias digitais no ensino técnico tem ampliado as possibilidades pedagógicas, sendo a gamificação uma estratégia que aumenta o engajamento e a motivação dos estudantes. O Kahoot é uma ferramenta interativa que permite revisar conteúdos de forma lúdica, e este estudo teve como objetivo avaliar sua aplicação no ensino de práticas agropecuárias para alunos do 1º, 2º e 3º ano do curso técnico em agropecuária, nas disciplinas de agricultura e fruticultura. As atividades foram planejadas e aplicadas através questionários de múltipla escolha. Os estudantes participaram utilizando computadores, e foram divididos em dois grupos, sendo o Grupo 01 composto por meninos e o Grupo 02 por meninas. Durante a aplicação, observou-se participação integral, atenção e engajamento na resolução das questões. O desempenho médio do Grupo 01 foi de 76% de acertos, enquanto o Grupo 02 obteve 59%, evidenciando diferença significativa entre os grupos. A análise geral mostrou aumento na fixação de conteúdos, melhoria na aprendizagem e incentivo à interação e à participação ativa dos alunos. Os resultados indicam que o Kahoot é um recurso eficiente para revisão e consolidação de conteúdos técnicos, promovendo maior motivação, engajamento e aprendizado significativo no contexto do ensino agropecuário. Além disso, a ferramenta contribui para metodologias ativas, proporcionando um ambiente educativo mais dinâmico e participativo, alinhado às demandas contemporâneas da formação técnica.