Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
[COMUNICADO]: Informamos que o Repositório Institucional do IFRO ficará indisponível nos dias 28 e 29 de agosto para a realização de atualizações no sistema. A interrupção temporária se faz necessária devido à complexidade do processo de atualização. Caso os trabalhos sejam concluídos antes do previsto, informaremos. Agradecemos a compreensão e colaboração de todos. Cordialmente, DGTI
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Alecrim, Fernanda Bufuman"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental
    (2025) Alecrim, Fernanda Bufuman; Silveira, Nathan
    O presente artigo, tem por objetivo investigar as estratégias de ensino que têm sido utilizadas pelos professores de ciências biológicas para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma revisão parcialmente sistemática, nas seguintes bases de dados: Google Scholar e Catálogo de Teses e Dissertações, no período entre 2024 e 2025. Os resultados indicam que, estratégias de metodologias ativas, como: oficinas interativas, uso de recursos visuais, sequências didáticas e jogos, são as estratégias mais recorrentes utilizadas pelos docentes analisados. Além disso, foram identificados desafios relacionados à carência de formação continuada, limitação de recursos didáticos e tecnológicos, a falta de apoio institucional e a resistência de parte dos professores e estudantes, quanto à importância da inclusão. Conclui-se que, embora haja avanços nas práticas inclusivas no ensino de Ciências, ainda são necessários investimentos em formação continuada para os docentes, infraestrutura escolar e políticas públicas que garantam a efetivação da inclusão.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS