Navegando por Autor "Abreu, Michelle Ayres de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O uso da Língua Brasileira de Sinais na aplicabilidade do ensino da Matemática: uma reflexão acerca das barreiras comunicacionais no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos(2025) Araujo, Isabel Dias dos Santos; Werneck, Jorge da Silva; Abreu, Michelle Ayres deA comunicação ocorre em todos os segmentos das relações humanas, logo inclui o ambiente escolar. Pensando a partir da perspectiva da Educação Inclusiva, essa discute que a escola é direito de todos e que todos devem aprender e se desenvolver cognitivamente no mesmo espaço. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é mostrar a partir do uso da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS um panorama de como é complexo aplicar a matemática numa sala de aula com alunos surdos. A matemática é conhecida como um estudo incompreensível para a maioria das pessoas, tornando-a temida por muitos, logo essa dificuldade apresentada na área da disciplina de matemática acaba provocando uma preocupação muito grande com o ensino aprendizado das crianças, na qual, podem ser consideradas como um dos fatores para o fracasso escolar. Uma das problemáticas na comunicação entre a língua portuguesa e a Libras, se faz na interpretação do texto e na escrita, pois muitos falantes não têm conhecimento acerca da libra (L2), sendo fluentes apenas em sua língua materna a língua portuguesa (L1). No ensino da matemática o que mais dificulta a aprendizagem desses alunos, tanto para os ouvintes quanto para os surdos, são as leituras e as interpretações dos exercícios que envolvem problemas matemáticos, tornando mais difícil a aplicação da Libras como diálogo.