Guias
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Guias por Autor "Rodrigues, Roseni Santos"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Dez passos para melhoria contínua e organização dos cursos superiores do IFRO(2024) Telles, Anderson Teixeira; Oliveira, Gislaine de; Macedo, Jamile Mariano; Campos, Jean Peixoto; Santos, Lindelaine Gomes dos; Nunes, Márcia Jovani de Oliveira; Rodrigues, Roseni SantosCom grande satisfação que apresentamos o guia "Dez Passos para Melhoria Continua e Organização dos Cursos Superiores do IFRO, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN). Este material foi elaborado com o objetivo de fornecer um roteiro claro e estruturado para a gestão dos cursos superiores, alinhando-se as diretrizes institucionais e as exigências do Ministério da Educação (MEC). Reconhecemos os desafios e responsabilidades que acompanham a coordenação dos cursos superiores, especialmente em um contexto educacional dinâmico e em constante transformação. Este guia é uma ferramenta prática, concebida para auxiliar na implementação de ações que promovam a qualidade, eficiência e transparência na condução dos cursos, visando sempre a excelência académica e o atendimento das necessidades de nossos discentes. Acreditamos que a colaboração entre as coordenações de curso, a equipe de docentes, a gestão dos campi e a PROEN é fundamental para o sucesso de nossas ações. Este guia reflete nosso compromisso coletivo com a melhoria continua, oferecendo orientações concretas para a organização documental, o atendimento das recomendações de avaliações externas, a capacitação docente e o suporte ao discente. Esperamos que este material contribua significativamente para o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem e para a consolidação da nossa missão de formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável em suas diversas dimensões. Contamos com o seu empenho e dedicação na aplicação das orientações aqui propostas, certos de que juntos podemos alcançar resultados ainda mais expressivos para o IFRO.Item Instrumento para análise de Projeto Pedagógico de Curso: Guia prático da Pró-Reitoria de Ensino(2023) Chediak, Sheylla; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Rodrigues, Roseni Santos; Costa, Sandra Santos daTrata-se de um instrumento sistemático que pode auxiliar na avaliação geral do currículo por relatores e pareceristas. Além disso, pode também auxiliar a equipe gestora do ensino, comissões de elaboração ou reformulação na análise quanto à organização do processo. Vale destacar que o uso do instrumento para a análise, no entanto, não garante a qualidade do currículo, mas organiza o processo para que uma análise/avaliação qualitativa possa ser realizada. Esperamos que o instrumento possa auxiliá-lo/a e orientá-lo/a no processo.Item Orientações básicas para elaboração e reformulação dos Projetos Pedagógicos de Cursos do Ensino Médio Integrado(2023) Chediak, Sheylla; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Rodrigues, Roseni Santos; Costa, Sandra Santos daEste documento tem como objetivo orientar o processo de elaboração ou reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio no âmbito do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Entendemos que a formulação de uma proposta pedagógica deve ultrapassar as finalidades estritamente burocráticas ou pautadas no simples agrupamento de ementas e planos de ensino, partimos do pressuposto que o projeto pedagógico é um instrumento vivo e dinâmico, que deve representar a nossa realidade social, econômica e cultural, bem como expressar as contribuições dos cursos para o desenvolvimento regional. O Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que estabelece as concepções pedagógicas, filosóficas , metodológicas para os cursos IFRO, deve ser utilizado como complemento a este documento, além das Diretrizes Indutoras para o Ensino Médio Integrado (EMI) e o Currículo de Referência para o EMI. Por considerar os regulamentos vigentes, é necessário revisá-lo sempre que houver alteração nas normativas.Item Orientações pedagógicas para a elaboração do Plano Anual de Ação: ENADE(2023) Chediak, Sheylla; Gomes, Elisângela Bibá; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Rodrigues, Roseni SantosEste guia apresenta algumas orientações pedagógicas para a elaboração do plano anual de ação para o êxito dos/as estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), as quais se configuram apenas como algumas ideias que precisam ser planejadas e desenvolvidas no âmbito de cada curso superior ofertado pelo Instituto Federal de Rondônia - IFRO.Item Protocolo para organização e condução das visitas do MEC para avaliação in loco no âmbito do IFRO(2024) Telles, Anderson Teixeira; Oliveira, Gislaine de; Macedo, Jamile Mariano; Campos, Jean Peixoto; Santos, Lindelaine Gomes dos; Nunes, Márcia Jovani de Oliveira; Rodrigues, Roseni SantosEste Guia Instrutivo foi elaborado para orientar os servidores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) nas coordenações de curso sobre os procedimentos a serem seguidos durante as visitas in loco realizadas pelo Ministério da Educação (MEC para avaliação dos cursos de graduação. O protocolo, desenvolvido pela Pró Reitoria de Ensino (PROEN), visa assegurar que todos os setores e servidores envolvidos estejam devidamente preparados e alinhados com as exigências dos avaliadores, garantindo a eficiência e a organização necessárias para uma avaliação bem-sucedida. No conteúdo deste guia, os servidores encontrarão instruções detalhadas sobre a comunicação da visita, a convocação dos servidores, a organização documental a condução da visita, e o monitoramento das etapas do processo. Adicionalmente o guia destaca a importância da colaboração entre todos os setores envolvidos bem como o cumprimento rigoroso dos prazos estabelecidos. Este material é essencial para que as coordenações de curso possam conduzir as avaliações de forma eficaz, seguindo as melhores práticas recomendadas e assegurando que o IFRO esteja em plena conformidade com os padrões exigidos pelo MEC. A utilização deste guia contribuirá para um processo de avaliação mais fluido e bem-estruturado, refletindo o compromisso do IFRO com a excelência na educação superior.