Produção Científica
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Esta comunidade é composta pela produção científica produzida por acadêmicos da graduação e pós-graduação e por servidores do IFRO.
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Navegando Produção Científica por Autor "Almeida, Willians Prestes de"
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Item A filosofia da educação na formação de engenheiros químicos: uma breve análise teórica(Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Almeida, Willians Prestes de; Valim, RicardoA formação de engenheiros químicos exige conhecimentos técnicos sólidos e habilidades críticas e criativas. A Filosofia da Educação questiona e fundamenta abordagens pedagógicas nesse contexto. Objetivando refletir sobre o papel da filosofia da educação e algumas das abordagens pedagógicas na formação de um engenheiro químico, realizou-se uma revisão teórica que concluiu o papel fundamental dessas abordagens ao moldar um profissional de engenharia química mais preparado e ético.Item A importância do senso crítico sustentável na inovação de métodos e processos da engenharia química(2023) Almeida, Willians Prestes de; Valim, RicardoO desenvolvimento do senso crítico permite explorar as potencialidades e oportunidades que a vida oferece de forma racional, equilibrada e ética. Um indivíduo aberto para refletir sobre os saberes que possui aliado aos novos conhecimentos que adquire ao longo da vida cria um cenário favorável para uma percepção crítica da sua realidade, e assim consegue desenvolver os seus saberes e aprimorar suas ideias. Objetiva-se nesta pesquisa mostrar que o desenvolvimento do senso crítico permite ao profissional estar mais apto a obter sucesso no mercado de trabalho devido a sua capacidade de estar sempre buscando novas alternativas para solucionar problemas. Os primeiros resultados revelam que o profissional munido de conceituações que apontam para o aspecto reflexivo está menos propenso à aceitação passiva de argumentações de outrem. A história mostra que os métodos e processos estão sempre mudando a fim de acompanhar a evolução da sociedade, como o surgimento das primeiras máquinas para realizar atividades impossíveis de fazer manualmente. Pode-se dizer que esses avanços se deram a partir do movimento reflexivo imbuído de um senso crítico. Neste sentido, a relevância da presente pesquisa está na compreensão de que o desenvolvimento do senso crítico em um profissional da Engenharia Química é necessário para uma constante evolução de métodos e processos aplicáveis à profissão. Conclui-se que o senso crítico permite tanto ao profissional em exercício quanto àquele que aspirapor esta profissão uma reflexão sobre por quais caminhos passar para se tornar um profissional não somente qualificado, mas eticamente comprometido com seus valores.Item Costurando Saberes(Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Valim, Ricardo; Almeida, Willians Prestes de; et. al.O Projeto de ensino Costurando Saberes aprovado pela PORTARIA Nº 306/PVCAL - CGAB/IFRO, DE 19 DE JUNHO DE 2023, tem como objetivo, auxiliar os estudantes do IFRO - Câmpus Porto Velho Calama do Curso de Bacharelado em Engenharia Química à refletirem sobre a atual conjuntura social à luz da Filosofia e de seu Curso de Graduação, mas também planejar, elaborar, sistematizar e desenvolver suas pesquisas. O nome “Costurando Saberes” está fundamentado na necessidade de estabelecer linhas de diálogo entre as disciplinas de humanidades, no caso Filosofia, e o Curso Superior de Engenharia Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Câmpus Porto Velho Calama.Item Filosofia da educação e pensamento indígena: uma proposta decolonial contemporânea(Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Menezes, Gabrielly Jacob; Silva, Hugo Rodrigues da; Almeida, Willians Prestes de; Valim, RicardoEm essência, a filosofia busca se ocupar de questões importantes. Considera-se a filosofia como não alienada, mas arraigada em meios aos problemas do mundo. É preciso pensar filosoficamente a realidade a partir de conceitualizações amazônicas. A educação baseou-se durante muito tempo em modelos eurocêntricos que não consideram saberes outros. Neste contexto, a inserção do pensamento indígena em relação ao ser humano e a natureza se mostra como uma das contribuições para a educação no processo de decolonização epistêmica. Objetiva-se refletir sobre as epistemologias indígenas como problema filosófico no qual a própria filosofia da educação deve se ocupar. A metodologia configura-se como revisão bibliográfica. Os resultados da discussão apontam para a necessidade de refletir filosoficamente sobre a importância do pensamento literário indígena em um processo decolonial epistêmico. Conclui-se que um processo decolonial educativo passa pelo crivo da sabedoria indígena e pensado à luz da filosofia da educação, possibilita uma educação integral.