Produção Técnica
URI Permanente desta comunidade
Esta comunidade é composta pela produção técnica produzida por servidores e/ou setores do IFRO.
Navegar
Navegando Produção Técnica por Autor "Santos, Gisele Caroline Nascimento dos"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Instrumento para análise de Projeto Pedagógico de Curso: Guia prático da Pró-Reitoria de Ensino(2023) Chediak, Sheylla; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Rodrigues, Roseni Santos; Costa, Sandra Santos daTrata-se de um instrumento sistemático que pode auxiliar na avaliação geral do currículo por relatores e pareceristas. Além disso, pode também auxiliar a equipe gestora do ensino, comissões de elaboração ou reformulação na análise quanto à organização do processo. Vale destacar que o uso do instrumento para a análise, no entanto, não garante a qualidade do currículo, mas organiza o processo para que uma análise/avaliação qualitativa possa ser realizada. Esperamos que o instrumento possa auxiliá-lo/a e orientá-lo/a no processo.Item Orientações básicas para elaboração e reformulação dos Projetos Pedagógicos de Cursos do Ensino Médio Integrado(2023) Chediak, Sheylla; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Rodrigues, Roseni Santos; Costa, Sandra Santos daEste documento tem como objetivo orientar o processo de elaboração ou reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio no âmbito do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Entendemos que a formulação de uma proposta pedagógica deve ultrapassar as finalidades estritamente burocráticas ou pautadas no simples agrupamento de ementas e planos de ensino, partimos do pressuposto que o projeto pedagógico é um instrumento vivo e dinâmico, que deve representar a nossa realidade social, econômica e cultural, bem como expressar as contribuições dos cursos para o desenvolvimento regional. O Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que estabelece as concepções pedagógicas, filosóficas , metodológicas para os cursos IFRO, deve ser utilizado como complemento a este documento, além das Diretrizes Indutoras para o Ensino Médio Integrado (EMI) e o Currículo de Referência para o EMI. Por considerar os regulamentos vigentes, é necessário revisá-lo sempre que houver alteração nas normativas.Item Orientações para o planejamento e avaliação da Semana Pedagógica nos campi do IFRO: Guia prático da Pró-reitoria de Ensino para o planejamento da Semana Pedagógica(2023) Chediak, Sheylla; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Nunes, Márcia Jovani de Oliveira Nunes; Silva, Sônia Carla Gravena Cândido da; Santos, Lindelaine Gomes dosA Semana Pedagógica é um momento crucial para a equipe educacional se preparar para o ano letivo por meio da promoção de formação continuada e momento de planejamento pedagógico. É uma oportunidade para alinhar objetivos, estratégias e expectativas, para avaliar práticas pedagógicas anteriores, além de promover a colaboração e o desenvolvimento profissional. É importante, além de promover espaço para planejamento e formação, promover a integração entre docentes e equipe pedagógica. Para tanto, é recomendado que as atividades sejam presenciais, com estratégias eficazes de mediação para o planejamento integrado. Este roteiro oferece orientações para planejar e conduzir uma Semana Pedagógica que contribua para um ano letivo mais eficaz.Item Orientações pedagógicas para a elaboração do Plano Anual de Ação: ENADE(2023) Chediak, Sheylla; Gomes, Elisângela Bibá; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Rodrigues, Roseni SantosEste guia apresenta algumas orientações pedagógicas para a elaboração do plano anual de ação para o êxito dos/as estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), as quais se configuram apenas como algumas ideias que precisam ser planejadas e desenvolvidas no âmbito de cada curso superior ofertado pelo Instituto Federal de Rondônia - IFRO.Item Portifólio de formadores e formações para EPT (2023/2024)(2023) Chediak, Sheylla; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Quirino, Marta Silva PauloNosso compromisso com a formação integral de nossos estudantes nos impulsiona a empreender esforços na busca constante por melhorias em nossa própria formação. Nesse contexto, a formação continuada se coloca como dimensão crucial para o desenvolvimento do trabalho educativo, uma vez que desempenha um importante papel na instrumentalização dos servidores para o exercício da profissão, permitindo que tenham acesso aos conhecimentos pedagógicos, às discussões teóricas e metodológicas, atualizações, tendências e inovações acerca da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ademais, a iniciativa deve ser um compromisso de todas as unidades do IFRO, prevista legalmente em nossos regulamentos.