Busca avançada

Submissões Recentes

Item
Governança pública uma revisão documental
(2024) Rodrigues, Irã Alves; Barbosa, Sandra Carla Pereira
Neste artigo, lançamos mão de uma pesquisa documental, de cunho bibliográfico, na qual ampliamos a nossa compreensão sobre o tema governança pública. Para tanto, revisamos os conceitos e definições apresentados nos estudos analisados. Dessa forma, objetivamos entender os conceitos atribuídos à governança pública em trabalhos já publicados. Realizamos um levantamento bibliográfico em sites educacionais, revistas eletrônicas, nos quais fizemos leituras analíticas, interpretativas e críticas de artigos relacionados sobre o tema em estudo. Diante disso, constatamos que todos os artigos que serviram como objeto de estudo, ainda que não falassem exclusivamente do enfoque conceitual de governança pública, como prevíamos inicialmente, contribuíram de forma relevante para esta pesquisa, demonstrando os benefícios que podem trazer para a administração pública e sociedade em geral.
Item
Uma breve reflexão sobre a importância da gestão de estoque para comerciante: na sorveteria SKINEVE
(2024) Pereira, Menekem Cristina Brito; Barbosa, Veriani Martins; Juliana Maria Lima do Carmo
Este trabalho tem como objetivo destacar a importância da gestão de estoque para os comerciantes. Este processo envolve planejamento, implementação e gerenciamento dos recursos armazenados na empresa. A gestão eficaz de estoques desempenha um papel crucial para evitar desperdícios e minimizando custos, garantindo a disponibilidade contínua dos produtos aos clientes. A gestão eficaz de estoques promove a movimentação adequada de capital de giro dentro da organização, o que aumenta os lucros e reduz o desperdício. Uma gestão de estoque bem executada pode antecipar e responder à demanda do período, garantir a segurança dos materiais, analisar o histórico de vendas e planejar estratégias de vendas e armazenamento. Essa abordagem proativa contribui para o bom funcionamento e a sustentabilidade da empresa. Além de mostrar os desafios de um empresário na área de sorvetes e de lidar com a gestão de estoque vamos acompanhar suas tentativas e falha de uma gestão de estoque, apesar de ser uma empresa pequena a gestão de estoque é essencial para a sorveteria, que precisa mexer na área alimentícia que consiste em uma variedade de ingredientes essenciais para a produção de sorvetes, tais como leite, açúcar, frutas, essências e outros insumos. Mostraremos formas de monitoramento de estoque e ferramentas que poderão ser usadas no seu dia a dia, para melhorar o seu modo de armazenamento.
Item
Orientação financeira: identificação e superação de desafios econômicos
(2024) Oliveira, Keila Veronica Ramos do Nascimento; Carmo, Juliana Maria Lima
O presente estudo propõe-se a investigar os desafios econômicos enfrentados por uma empresa do setor de artigos para equitação e a identificar estratégias eficazes para superá-los. Através de uma abordagem analítica e reflexiva, busca-se não apenas analisar os desafios presentes, mas também compreender suas origens e impactos potenciais no desempenho financeiro e competitivo da empresa. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e práticas que possam fortalecer a posição da empresa no mercado e garantir sua sustentabilidade a longo prazo. Ao investigar e analisar esses desafios de forma abrangente, é possível identificar áreas de melhoria e implementar estratégias eficazes que garantam a saúde financeira, a competitividade e o crescimento sustentável da empresa no mercado de artigos para equitação. Este estudo busca, assim, não apenas soluções imediatas para os desafios econômicos, mas também um caminho para o fortalecimento contínuo e a adaptação às mudanças no mercado.
Item
Reestruturação organizacional: Departamento de Recursos Humanos em uma empresa do setor de varejo
(2024) Abreu, Aline Bárbara de Jesus Santos de; Carmo, Juliana Maria Lima do
Com o crescimento contínuo, a formação de equipes de liderança intermediárias se torna necessária, distribuindo funções. Em resposta ao aumento do volume de atividades, é crucial subdividir as funções, alinhando-se com o contexto da empresa. O principal objetivo desse estudo foi propor uma intervenção na estrutura organizacional da unidade de recursos humanos da empresa, destacando aspectos-chave da gestão de pessoas. A pesquisa realizada adotou uma abordagem qualitativa, combinando pesquisa aplicada e intervenção. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Através de entrevistas semi-estruturadas e observações, identificaram-se desafios relacionados à eficácia da unidade de recursos humanos, devido à falta de pessoal qualificado para lidar com as diversas necessidades da empresa e para estruturar os departamentos. Com base nesse objetivo, foram sugeridos dois modelos de intervenção na estrutura organizacional da unidade de recursos humanos da empresa varejista. O projeto melhorou o departamento de RH de uma empresa varejista em Vera Cruz-BA, enfatizando a importância do capital humano. Apesar dos desafios na implementação dos subsistemas de gestão de pessoas, o estudo resultou em crescimento, aplicação do conhecimento e desenvolvimento de habilidades para a gestão de pessoas com base em competências. O trabalho bem-sucedido abriu caminho para futuros projetos de mudanças na estrutura organizacional da empresa.
Item
A importância do sistema de software de gestão de frota no Legislativo do Município de Cacaulândia-RO
(Revista Científica de Alto Impacto, 2023) Oliveira, Adalgilsa Cristina dos Santos; Quintino Neto, Nilza; Nobre, Chimene Kuhn
Este artigo busca mostrar uma abordagem teórica da importância do sistema de software de gestão de frota no legislativo do município de Cacaulândia. Tendo como objetivo geral avaliar a efetividade do sistema de software adotado pelo Poder Legislativo do referido órgão, para gerenciamento e controle de sua frota. O método utilizado será pesquisa no portal de transparência do legislativo municipal, pesquisa bibliográfica com levantamento quantitativo e qualitativa, focada na administração da câmara legislativa. O poder legislativo tem como suporte técnico o sistema de software para melhorar o gerenciamento e controle da frota, para ter eficiência e eficácia nos serviços prestados aos servidores, vereadores e sociedade. Sabendo que a tecnologia oferece múltiplos benefícios o setor público está buscando inovação e investindo no que há de melhor para ofertar a quem trabalha e a quem usufrui dos serviços. A pesquisa mostrou que o legislativo do município de Cacaulândia tem gestão eficiente na alimentação do sistema e que o mesmo tem efetivo controle da frota, oferecendo segurança ao chefe do legislativo que pode controlar os gastos com combustível.