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A nova Lei nº 14.133/2021 de licitações: sua aplicabilidade comparada a Lei 8.666/1993
(2025) Silva, Évani Cristina Araújo da; Will, Geisilene Cristina; Mendonça, Nathalia Maria Lira
Este artigo analisa a aplicabilidade da Lei nº 14.133/2021, conhecida como a "Nova Lei de Licitações", em comparação com a Lei nº 8.666/1993, que regulamentou as licitações públicas no Brasil por quase três décadas. Utilizando uma abordagem qualitativa com base em pesquisa bibliográfica, o estudo explora as principais mudanças e inovações introduzidas pela nova legislação, como a inclusão do diálogo competitivo e a maior integração de tecnologias no processo licitatório. Os resultados indicam que a Lei nº 14.133/2021 visa desburocratizar e modernizar o sistema, promovendo maior transparência e eficácia nas contratações públicas. Contudo, desafios permanecem na fase de implementação, com órgãos públicos ainda em processo de adaptação às novas exigências. Este trabalho contribui para o debate acadêmico ao fornecer uma análise comparativa detalhada e destacar os impactos da nova legislação no contexto da gestão pública brasileira.
Análise da dinâmica da densidade dos focos de queimada e variáveis meteorológicas em Rondônia
(2025) Miguel, Lais Moreira; Martins, Rodrigo Moreira
As atividades agrícolas, as queimadas ilegais e os eventos climáticos extremos têm contribuído para o aumento das queimadas na Amazônia. Este estudo analisou a série histórica de focos de calor em Rondônia entre 2015 e 2024, com ênfase na produção de mapas de densidade de queimadas (Estimativa de Densidade por Kernel) ocorridas entre os meses de julho e outubro, período de maior incidência. A pesquisa também analisou essas queimadas juntamente com dados meteorológicos. Para isso, foram utilizados dados do BD Queimadas, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e dados meteorológicos obtidos por sensoriamento remoto, empregando técnicas avançadas de monitoramento e ferramentas como Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Os resultados revelam a sazonalidade das queimadas, com a maior concentração de focos durante esse intervalo, além de uma intensificação significativa das queimadas a partir de 2019.
Desenvolvimento do jogo "Pequenos Sobreviventes"
(2025) Satyro, Theodoro Flôr da Rosa; Weil, Erick Leonardo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo eletrônico no estilo Survivorslike e Roguelite, utilizando o motor de jogo Unity 3D e a linguagem de programação C#. O objetivo do projeto é explorar as mecânicas desse gênero, proporcionando uma experiência dinâmica e acessível a um público amplo. A metodologia adotada inclui pesquisa e análise da área de desenvolvimento de jogos, com foco nas tendências do mercado e nas características dos jogos Survivors-like, sendo seguida por um desenvolvimento incremental com a implementação progressiva de funcionalidades e testes contínuos para avaliar a jogabilidade e o desempenho. O projeto foi desenvolvido para dispositivos móveis, adotando uma estética em pixel art e mecânicas que combinam progressão, combate automático e desafios característicos de roguelites. Como resultado, o projeto entrega um jogo funcional, destacando os desafios enfrentados ao longo do desenvolvimento, como a otimização para plataformas móveis, o balanceamento de mecânicas e a criação de uma experiência envolvente. Conclui-se que o desenvolvimento desse jogo não apenas reforça conhecimentos técnicos adquiridos ao longo da graduação, mas também demonstra a capacidade de adaptação a novas tecnologias e metodologias, contribuindo para a formação profissional e incentivando a exploração do mercado de desenvolvimento de jogos.
MKT STORIES: Jogo pedagógico para revisão de conceitos e princípios básicos do marketing
(2022) Cordenonsi, Adriana Zank; Barin, Claudia Smaniotto; Ellensohn, Ricardo M.
Engajar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem na Modalidade de Ensino Concomitante, na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tem se constituído um desafio, visto que eles geralmente priorizam o ensino médio, que é cursado em outra instituição. Assim, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado do Marketing, e apoiado no Design Based Research (DBR), desenvolveu-se o MKT STORIES, um jogo para a revisão de conteúdos básicos de marketing. Inicialmente desenvolvido para alunos dos cursos Técnicos em Administração de uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica, pode ser aplicado para alunos de marketing de qualquer curso, inclusive de graduação. Na perspectiva da DBR, os ciclos iterativos que propiciam o refinamento dos princípios de design, foram aplicados em duas Turmas, com redesign realizado entre uma aplicação e outra. Os dados permitem inferir que a proposta obteve excelente aceitação por parte dos alunos das duas Turmas, tendo promovido, de forma divertida, o engajamento desejado e a revisão dos conteúdos trabalhados. Através dos princípios de design apontados, o jogo pode ser adaptado e aplicado a outros contextos.
Monitor mobile: aplicativo mobile para servidor Zabbix
(2025) Oliveira, Gabriel Nascimento de; Quadros, Andrey Alencar
O presente projeto propõe o desenvolvimento de uma aplicação mobile capaz de se integrar ao sistema de monitoramento Zabbix, um dos mais utilizados do mundo. A proposta visa permitir que administradores e equipes de TI acompanhem o status dos serviços e hosts monitorados, independentemente de onde estejam, trazendo praticidade e conforto ao dia a dia profissional. Conceitos de comunicação via API, otimização de processos, gerenciamento de sessões online e programação mobile são explorados. Com foco em usabilidade, segurança e desempenho, a aplicação busca otimizar o processo de tomada de decisões em TI, oferecendo uma solução robusta e eficiente para profissionais que necessitam de monitoramento constante e respostas rápidas às demandas do ambiente computacional.