Saneamento básico no Brasil: implicações do novo marco regulatório
Carregando...
Data
2023
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo científico aborda o Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico no Brasil, enfocando suas principais mudanças, desafios e oportunidades para a universalização dos serviços de água e esgoto. Realizando uma pesquisa bibliográfica e análise comparativa de documentos oficiais e estudos acadêmicos, foram identificados os principais aspectos do novo marco e suas implicações para o setor, sendo separando em duas partes, onde a primeira fará uma busca no contexto histórico e jurídico da lei que tratavam do assunto, e a segunda parte apontará as discussões desse novo marco regulatório de saneamento, através da Lei no 14.026/2020. A metodologia trata-se de um estudo exploratório, documental e bibliográfico, levantando diferentes fontes como artigos, livros, revistas e a legislação, com foco em entender o saneamento básico no Brasil e suas consequências. Os resultados e discussões apontaram a necessidade de um esforço conjunto, com investimentos, controle social, regulação adequada e participação ativa da sociedade, para alcançar os objetivos de universalização e melhoria dos serviços de saneamento básico em todo o país levando em consideração todas as suas peculiaridades.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
Palavras-chave
Água, Saneamento Básico, Lei nº 14.026, Direitos Humanos
Citação
SOUZA< Alisson Branco Dias de. Saneamento básico no Brasil: implicações do novo marco regulatório. Orientaodra: Silvai Teixeira Pinho. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.