Decolonizando metodologias: a implementação do projeto “costurando saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Objetiva-se nesta pesquisa efetuar uma análise da implementação do Projeto “Costurando Saberes” no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Calama no ano de 2023. Justifica-se pelo potencial de iniciação científica que o referido Projeto possui para estimular a formação de novos pesquisadores. A metodologia utilizada neste projeto contou com a disponibilização de livros especializados para a comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Câmpus Porto Velho Calama, além de demais materiais coletados em pesquisas realizadas pelos próprios alunos. Foi também preocupação da coordenação do Projeto que os discentes tivessem espaços para atendimento e compartilhamento de informações cujo usufruto viesse a contribuir para o aprofundamento das discussões e consequentemente a produção científica. Os resultados obtidos até o presente momento revelam um processo de iniciação e produção acadêmica que tem sido apreciada em eventos regional, nacionais e internacional. Também há perspectiva da produção de um livro até o fim do presente semestre composto por artigos elaborados pela comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Câmpus Porto Velho Calama que participou do Projeto “Costurando Saberes”. Conclui-se que projetos que visem o estímulo da criatividade e valorização dos saberes da comunidade discente tendem a serem melhor aceitos e compreendidos. Projetos que partem da realidade de cada discente como é o caso do Projeto “Costurando Saberes” são bem sucedidos porque simplesmente fazem sentido e permitem que cada discente seja ele mesmo o protagonista de sua pesquisa. Desta forma decoloniza-se os saberes reconhecendo as epistemologias próprias de cada discente revelando seu potencial e estimulando-o para as vivências do mundo científico sem a perspectiva de bloquear sua inteligência.
Descrição
Trabalho foi submetido, aprovado, comunicado e publicado nos Anais do II Congresso Brasileiro On-line de Pesquisa e Inovação em Educação - CINPED realizado de 11 a 14 de dezembro de 2023.
Palavras-chave
Educação, Protagonismo, Autoria, Autenticidade, Epistemologias
Citação
Valim, R; Soares, D. P. A. (2023). Decolonizando metodologias: a implementação do projeto “costurando saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente ISSN: 2675-813X / v. 4, n. 4 (2023).