Coleta seletiva como alternativa de geração de emprego e renda no município de Cerejeiras, Rondônia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Um dos maiores problemas dos centros urbanos é a destinação final do lixo. A crescente geração de Resíduos Sólidos Urbanos tornou-se alvo de preocupação diante de seus impactos negativos ao meio ambiente e a população. Com isso muitos municípios brasileiros procuram gerir estes resíduos, promovendo a coleta seletiva e a reciclagem. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo realizar uma análise sobre a coleta seletiva, como alternativa de emprego e renda no município de Cerejeiras-RO, e como ela influenciou na qualidade de vida dos catadores .Para tanto, foi realizado um levantamento de dados desde a implantação da associação de catadores e da coleta seletiva, a partir de dados obtidos junto à ASSOCCER (Associação de Catadores de Cerejeiras), e literatura sobre o tema, a fim de avaliar os ganhos advindos desse processo. Como resultado verificou-se que a coleta seletiva de materiais e sua reciclagem podem oferecer benefícios econômicos e ambientais significativos para a cidade de Cerejeiras, como: redução destes materiais no ambiente, diminuição dos gastos com a limpeza da cidade e das galerias, redução da quantidade de materiais direcionada ao aterro controlado e preservação dos recursos naturais, além de contribuir para a geração de emprego e renda.
Descrição
Artigo científico apresentado ao curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnóloga em Gestão Ambiental
Palavras-chave
Coleta seletiva, Resíduo urbano, Reciclagem
Citação
SILVA, Rosângela Pereira da. Coleta seletiva como alternativa de geração de emprego e renda no município de Cerejeiras, Rondônia. Orientador: Camila Isabel de Menezes Fraga. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Ambiental), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.