Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano

Resumo
O presente artigo se pautou em apresentar uma proposta auxiliar para o ensino de Eletromagnetismo, com uma atitude teórica-metodológica baseada na construção de uma maquete para trabalhar a Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética. As etapas seguidas nesse percurso iniciaram-se com um levantamento bibliográfico sobre a temática apresentada, em seguida descrevermos o processo de construção da maquete utilizando materiais de baixo custo e por fim discorremos sobre nossos resultados alcançados. O desenvolvimento desse estudo buscou quebrar paradigmas entre Teoria e Prática, para que assim o docente possa repensar suas práticas e tente trazer ações que mobilizem os discentes para que suas experiências escolares possam ser combinadas com as práticas cotidianas.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo: Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano, sob Orientação do Prof. Clever Reis Stein, apresentado pela aluna Ilda Tavares de Meneses a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito parcial para obtenção do título de graduado em Licenciatura em Física.
Palavras-chave
eletromagnetismo, lei de Faraday, maquete
Citação
Meneses, IT, Stevens, AP de C., dos Santos, Éverton F., Barbosa, GMR, Ferreira, HCP, Furtado, KDC, de Carvalho, VEB, & Stein, CR (2023). Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano. Revista Brasileira de Desenvolvimento , 9 (05), 16987–17003. https://doi.org/10.34117/bjdv9n5-166