Circuitos elétricos: experimento de baixo custo em física para o ensino médio
Carregando...
Data
2023
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esse artigo tem como objetivo propor o desenvolvimento de um experimento didático de baixo custo sobre a associação de resistores elétricos para o ensino médio, com o intuito de contextualizar o ensino de física à realidade dos alunos. A escolha de explorar o tema de circuitos elétricos surge da dificuldade dos alunos em compreender fenômenos elétricos, destacando a necessidade de estratégias mais eficazes. Detalhamos a metodologia, desde a seleção de materiais acessíveis até a montagem dos circuitos em caixas de acrílico. Os resultados indicam que abordagens práticas e experimentais, como a proposta neste estudo, podem ser cruciais para tornar o ensino de Física dinâmico e efetivo, permitindo que os alunos estabeleçam conexões mais sólidas entre a teoria e as aplicações práticas no mundo real.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo, intitulado Circuitos elétricos: experimento de baixo custo em física para o ensino médio, sob Orientação do Prof. Mauro Guilherme Ferreira Bezerra, apresentado pelo aluno Hyorran Cristian Paes Ferreira a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito parcial para obtenção do título de graduado em Licenciatura em Física.
Palavras-chave
Associação de resistores, Experimento didático, Ensino de física
Citação
FERREIRA, Hyorran Cristian Paes. Circuitos elétricos: experimento de baixo custo em física para o ensino médio. Orientador: Bezerra, Mauro Guilherme Ferreira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho 2023.