Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O ensino de alguns conteúdos das disciplinas das ciências exatas e da terra são considerados complexos e, este cenário se agrava quando o aluno possui alguma deficiência, dentre essas deficiências a visual é uma que apresenta um grau de complexidade maior, pois o aluno não consegue enxergar o que está sendo demonstrado. Com base neste panorama, o presente artigo tem como objetivo central apresentar algumas peças tridimensionais didáticas inclusivas, as quais foram desenvolvidas em softwares que projetam objetos tridimensionais e posterior impressão em impressoras 3D, processo esse que resultou em peças manuseáveis e com informações de dimensões, formas e escritas em braille, esse conjunto de informações agregados na construção dessas peças tem como propósito colaborar no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados às disciplinas de exatas.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo, submetido na Revista: Internacional para Educação e Pesquisa em Inovação, Vol. 11 Nº 5 (2023). Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais, apresentado a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito para obtenção de aprovação no curso.
Palavras-chave
Peças de didática inclusiva, Impressora 3d, Braille
Citação
Favacho, Ana Márcia Moraes, Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais. International Journal for Innovation Education and Research, Vol. 11 No. 5 (2023), pg. 45. DOI: https://doi.org/10.31686/ijier.vol11.iss5.4112, Disponível em: https://scholarsjournal.net/index.php/ijier/issue/view/117.