Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A presente monografia tem por finalidade desenvolver um manual de utilização do software Geogebra no ensino de derivadas, com o objetivo de auxiliar os docentes e alunos na compreensão gráfica do referido conceito matemático. O trabalho aborda o contexto histórico da derivada, as técnicas de derivação, bem como um apanhado histórico do software Geogebra, as principais ferramentas e comandos, além da construção de uma sequência didática-pedagógica para o ensino do conceito de derivada, tornando a abordagem lúdica e atual. O ensino de derivadas caracteriza?se como um processo abstrato, pois trata-se de um conceito novo para boa parte dos alunos. É visível a dificuldade encontrada no processo de ensino desse conteúdo, devido a necessidade de representações gráficas e algébricas, o que muitos alunos caracterizam como difícil e árduo. O uso do software Geogebra proporciona novas abordagens pedagógicas aos professores, o que resulta positivamente no processo de ensino, bem como a adoção de novas posturas nas práticas pedagógicas
Descrição
Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Rondônia, como requisito avaliativo para a obtenção do grau de Licenciado em Matemática.
Palavras-chave
Derivada, Software geogebra, Ensino, Práticas pedagógicas
Citação
SILVA, José Vitor dos Santos. Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas. Orientador: Marcos Pinheiro Matos. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.