Ponto de apoio para caminhoneiros no município de Vilhena-RO

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O Brasil tem como principal método de transporte de carga o sistema rodoviário, assim, trazendo ao foco aqui questões relacionadas a esse modal de transporte e também de vida, visto que este é um trabalho que implica em condições de sobrevivência e rotinas específicas. Veículos de carga tem acesso restrito em várias áreas das cidades, dificultando que estes se aproximem da infraestrutura urbana. Usualmente, os caminhões utilizam os pátios de postos de combustível como local de parada para dormir e atender às suas necessidades primárias. Claramente, há um déficit na qualidade de vida desses profissionais, que ficam restritos a estes espaços, sem acesso a serviços básicos. Para atender esse público, propõe-se um espaço arquitetônico como “Ponto de apoio para os caminhoneiros” na cidade de Vilhena – RO. Este município demonstra ser estrategicamente viável para receber um espaço arquitetônico voltado ao público caminhoneiro, considerando sua posição geográfica, centralizada entre as capitais Porto Velho – RO e Cuiabá – MT, com a distância estimada de um dia de viagem nas estradas. Assim, a proposta busca atender às necessidades dos caminhoneiros, como pessoas e como profissionais, reunindo serviços tanto para os motoristas como para seu instrumento de trabalho, o caminhão. Este trabalho foi organizado em 3 etapas, sendo elas: fundamentação teórica, estudos de caso, estudos preliminares ao projeto
Descrição
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena como requisito para obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.
Palavras-chave
Motorista de caminhão, Transporte rodoviário, Ponto de apoio
Citação
TEIXEIRA JUNIOR, Marcelo Tibes. Ponto de apoio para caminhoneiros no município de Vilhena-RO. Orientador: Rodrigo Buss Back. 2021. 42 f. Trabalho de Conbclusão de Curso ( Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021.