A percepção dos gestores da Polícia Civil de Rondônia sobre a qualificação/capacitação na área da gestão institucional

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Os servidores que atualmente laboram nas atividades administrativas são os mesmos que passaram por Curso de Formação na Academia de Polícia Civil, que, por ter como foco principal a capacitação para atuação na atividade de polícia judiciária (atividade-fim), não fornece o devido subsídio para o exercício de atividades relativas à gestão de unidades (atividade-meio). Desta forma, o objetivo da pesquisa é conhecer a percepção dos participantes sobre a importância da qualificação/capacitação na área de Gestão Pública para aprimorar as competências individuais dos gestores em suas práticas cotidianas. Para tanto, nesta pesquisa qualitativa básica aplicou-se, por meio de formulário do Google, um questionário survey com perguntas objetivas e escala de medida likert que permite coletar o posicionamento qualitativo do respondente. A ausência de capacitação reflete nos serviços prestados ao cidadão e traz, na maioria das vezes, insatisfações. A pesquisa evidenciou a visível inexistência de processos e planejamentos para formação/qualificação/capacitação profissional continuada a todas as carreiras, e não apenas para quem exerce a função de gestor. Os pontos apresentados confirmam as dificuldades, limitações e desejos por qualificações/capacitações continuadas voltadas as dinâmicas institucionais. Por fim, o estudo evidencia a importância da qualificação/capacitação para gestores pertencentes ao quadro da Polícia Civil do Estado de Rondônia.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como pré-requisito para obtenção do título de Especialista em Planejamento Estratégico na Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.
Palavras-chave
Segurança Pública, Polícia Judiciária, Educação continuada
Citação
SILVA, Júlio André Kasper da. A percepção dos gestores da Polícia Civil de Rondônia sobre a qualificação/capacitação na área da gestão institucional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Planejamento Estratégico na Gestão Pública), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2021.