A política de assistência estudantil em tempos de covid-19: uma análise da perspectiva dos discentes do ensino médio integrado do IFRO, campus Porto Velho Calama

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de 19 de Julho de 2010, enquanto política pública educacional, é destinado à democratização do acesso, permanência e êxito de estudantes de baixa renda matriculados em instituições federais de ensino, contemplando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, considerando suas especificidades, as áreas estratégicas de ensino, pesquisa e extensão e aquelas que atendam às necessidades identificadas por seu corpo discente. Nesse viés, considerando a avaliação como uma das fases do ciclo das políticas públicas, a presente pesquisa teve o objetivo de avaliar a concepção dos discentes sobre os Programas de Assistência Estudantil desenvolvidos no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, compreendendo como estes estudantes pensam e refletem sobre a Política de Assistência Estudantil no contexto da pandemia da Covid-19. Assim, foi necessário analisar o aspecto histórico da implantação da Política de Assistência Estudantil nos Institutos Federais, tendo como objeto o Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama, bem como apontar quais as ações de Assistência Estudantil promovidas pelo Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama, que visam à ampliação da garantia de permanência e êxito dos estudantes no período de pandemia da Covid-19. Além disso, identificou-se o perfil socioeconômico dos alunos bolsistas e não bolsistas do 3º ano dos cursos do Ensino Médio Integrado do IFRO, Campus Porto Velho Calama. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de questionário e entrevista. Através da pesquisa, observou-se que a maioria dos alunos avalia de forma positiva os Programas de Assistência Estudantil disponibilizados pelo IFRO Campus Porto Velho Calama no período da pandemia da Covid-19, destacando que os programas e auxílios possibilitam aos estudantes de baixa renda a continuidade nos estudos, além da manutenção destes na instituição. Em relação à divulgação dos Auxílios Estudantis do IFRO no período pandêmico, para 74,42% dos alunos, o IFRO divulgou de forma positiva os Programas de Assistência Estudantil, enquanto para 25,58% dos participantes da pesquisa, não houve ampla divulgação. Nesse sentido, foi desenvolvido um produto educacional intitulado “Cartilha da Política de Assistência Estudantil do IFRO”, visando proporcionar a ampliação da divulgação das ações de Assistência Estudantil desenvolvidas na instituição.
Descrição
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT, área de concentração “Educação Profissional e Tecnológica”, linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”.
Palavras-chave
Assistência Estudantil, Ensino Médio Integrado, Pandemia
Citação
FEITOSA, Daniel Guedes. A política de assistência estudantil em tempos de covid-19: uma análise da perspectiva dos discentes do ensino médio integrado do IFRO, Campus Porto Velho Calama. Orientador: Rodrigo Leonardo de Sousa Oliveira. 2023. 208 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT) - Instituto Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.