A aplicabilidade da criptografia no ensino de matemática no contexto da educação profissional

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em analisar a aplicabilidade da criptografia para o ensino de matemática, principalmente no contexto da educação profissional. Pois a busca em dar mais significado aos conteúdos e aos questionamentos apresentados por parte dos alunos têm sido a grande motivação para a maioria dos professores. Portanto eleger a criptografia no ensino da matemática além de promover a interdisciplinaridade entres as disciplinas de informática e matemática, também possui a capacidade de despertar o interesse dos alunos, uma vez que as tecnologias de Informação e Comunicação estão diretamente voltadas à realidade deles. Visando a concretização desses objetivos, foi realizado a fundamentação teórica através da abordagem histórica que implicaram a evolução da criptografia até os dias atuais, compreendendo o sistema RSA. Com efeito, qualquer aplicação se torna mais relevante após a compreensão de todo o processo histórico, os motivos pelos quais impulsionaram a evolução e o mais importante, a descoberta de todo embasamento matemático essencial ao desenvolvimento de cada técnica criptográfica e de criptoanálise. Neste contexto, foi possível apresentar diversas formas de aplicabilidade da criptografia no ensino de funções, matrizes, análise combinatória, porcentagem e raciocínio lógico, números binários e aritmética modular, bem como proporcionar aos professores, propostas de atividades para que com autonomia possam aplicar, contextualizar, adequar e enriquecer o ensino de matemática em suas aulas.
Descrição
Trabalho de conclusão apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT no polo da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como requisito parcial para a obtenção de título de Mestre em Matemática.
Palavras-chave
Criptografia, Matemática, Tecnologia
Citação
CARVALHO, Josirene Zalenski de Siqueira.A aplicabilidade da criptografia no ensino de matemática no contexto da educação profissional. Orientador: Tomás Daniel Menéndez Rodríguez. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT), no polo da Universidade Federal de Rondônia - UNIR), Porto Velho, 2020.