Uma proposta didática para a dedução do volume de sólidos com a utilização de materiais concretos e de baixo custo

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A geometria espacial é um tema muito rico na matemática, favorável à utilização de metodologias diferenciadas que possibilitam a abordagem de problemas de forma concreta, que posteriormente são levados à abstração quando se introduz as fórmulas. Optamos por desenvolver esse trabalho diante da dificuldade em encontrar ferramentas que proporcionassem uma dedução intuitiva das fórmulas de volume dos prismas, cilindros, pirâmides, cones e esferas, pois pensamos em oferecer algo palpável para o professor trabalhar tal tema de modo a facilitar as dificuldades encontradas devido à carência de materiais didáticos adequados na maioria das escolas. O presente artigo aborda um roteiro de confecção de materiais concretos com baixo custo que é facilmente encontrável na maioria das papelarias e ainda uma proposta didática de como aplicá-los em sala de aula.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.
Palavras-chave
Geometria espacial, Materiais concretos, Sólidos, Volume
Citação
SANTANA, Tiago Tiago Eutíquio Lemes. Uma proposta didática para a dedução do volume de sólidos com a utilização de materiais concretos e de baixo custo. Orientador: Eder Regiolli Dias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Cacoal, 2019.