Dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem da física no ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O estudo teve como objetivo compreender as principais dificuldades e problemas enfrentados por alunos e professores nos processos que envolvem o aprender e o ensinar a Física na Educação Básica, e verificar o porquê de tanta dificuldade e desinteresse por parte dos alunos na disciplina de Física. Nessa perspectiva, partimos da seguinte problematização: quais as principais dificuldades e problemas enfrentados por alunos e professores nos processos de ensino e aprendizagem da Física? Por que há tanta dificuldade e desinteresse por parte dos alunos nesta disciplina? Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se o estudo bibliográfico a partir de uma abordagem qualitativa e, como resultado, a partir dos autores que subsidiaram a pesquisa, verificou-se que há uma sobrecarga de trabalho e grandes exigências à profissão docente; a Física possui uma extensa matriz curricular e pouco tempo para o ensino e aprendizagem dos conteúdos; há nas escolas professores sem a formação específica; existe uma formação de professores deficitária; a Física é ensinada de forma mecanizada e descontextualizada. Portanto, além de repensar as metodologias e estratégias de ensino, é necessário ainda, repensar os cursos de formação de professores, especialmente os de exatas, para que reflitam suas fraquezas e busquem alternativas capazes de contribuir significativamente com a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica.
Descrição
Artigo apresentado ao curso de Licenciatura em Física como requisito parcial para obtenção do título de graduação em Física
Palavras-chave
Física, Dificuldade, Aprendizagem, Aluno, Professor
Citação
SILVA, Ana Caroline Soriano da. Dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem da física no ensino médio. Orientador: Sandra Monteiro Gomes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2021.