Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Revista Práxis - Linguagem & Educação - Dossiê Especial - Educação, linguagem, diversidade (intersecções contemporâneas)

Resumo

Na contemporaneidade, educação e linguagem caminham lado a lado como pilares para a construção do conhecimento e da cidadania. Nessa perspectiva, a linguagem é o meio pelo qual o sujeito se expressa, compreende o mundo e transforma a realidade em que vive. Já a educação é o espaço que possibilita esse diálogo e promove o encontro entre os saberes diversos. Juntas, potencializam o desenvolvimento do pensamento crítico e a valorização da diversidade, uma vez que educar e comunicar-se são, portanto, atos de emancipação e resistência social. É com esse olhar que o Dossiê Especial – Educação, linguagem, diversidade (intersecções contemporâneas)reúne textos que compõem o mosaico de reflexões sobre os desafios e as possibilidades para a educação no século XXI. Nesse sentido, o diálogo com questões econômicas, sociais, ambientais, culturais e linguísticas, convida o leitor para pensar a formação humana em sua complexidade, bem como em sua relação com o mundo. Dessa maneira, os artigos conectam das parcerias internacionais à análise crítica da literatura, das vivências amazônicas às práticas escolares de alfabetização e inclusão, pois emerge vozes que reafirmam a educação como território de resistência, diálogo e reconstrução. Em consonância, a presença das temáticas indígenas, étnico-raciais e ambientais reitera que não há aprendizagem neutra, ou seja – todo ato educativo implica escolhas políticas e éticas. Sendo assim, ao passo que reúne múltiplas perspectivas, o Dossiê Especial – Educação, linguagem, diversidade (intersecções contemporâneas), propõe a escuta sensível às diversidades que integram o Brasil contemporâneo. Assim, esperamos que suas páginas inspirem educadores, pesquisadores e leitores a persistirem na construção da educação plural, reflexiva e comprometida com a dignidade de todos, pois a educação que reconhece a diversidade, projeta-se para que o futuro seja mais justo, solidário, igualitário e humano.

Descrição

A presente obra é um dos frutos da cooperação científica entre os grupos de pesquisa Práticas Discursivas na Amazônia, vinculado ao IFRO, e Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas, vinculado à UNIFAL-MG, ambos certificados pelas instituições junto ao CNPq.

Palavras-chave

Linguagem, Semântica, Análise de Discurso

Citação