A contribuição do turismo consciente na Amazônia: lucrando e cuidando
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A Amazônia, bioma de importância global, enfrenta desafios na busca por modelos de desenvolvimento que conciliem a geração de renda com a preservação de seus recursos naturais e a valorização de suas comunidades. O presente trabalho investiga o potencial da articulação entre o turismo e o comércio sustentável como estratégias para promover um desenvolvimento socioeconômico equilibrado na região no período de 2015 a 2020. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de periódicos e trabalhos acadêmicos que abordam a temática, em bancos de dados, como o Google Acadêmico, Scielo. A pesquisa identificou diversas formas de articulação, como a integração da hotelaria com o consumo de produtos regionais, o fomento ao comércio de artesanato local e a oferta de passeios em comunidades tradicionais. Dentre as vantagens e desafios observados, destaca-se a necessidade de compreender a realidade e as dificuldades de conciliação entre social e ambiental, enfrentadas pelas pequenas comunidades e seus moradores. A conclusão aponta para o vasto potencial da Amazônia, um verdadeiro tesouro que, para gerar frutos de forma sustentável através do turismo e do comércio, se faz necessário cuidado e planejamento para as atitudes e tratativas.
Descrição
Artigo tecnológico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – (IFRO), Campus Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de tecnóloga, junto ao Curso Gestão Comercial na modalidade EAD.
Palavras-chave
Amazônia, Produtos da sociobiodiversidade, Sustentabilidade, Turismo de base comunitária
Citação
SERFATY, Mhelissa Maria Cardoso. A contribuição do turismo consciente na Amazônia: lucrando e cuidando. Orientadora: Juliana Maria Lima do Carmo. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EAD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.
