Dinafísica: Uma ferramenta mediadora para a aprendizagem significativa de conceitos físicos
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho aborda a integração de tecnologias digitais no ensino de Física, problematizando a inclusão digital para além do mero acesso ao hardware e focando na apropriação crítica da tecnologia. O objetivo central foi desenvolver e validar teoricamente o aplicativo educacional "DinaFísica", voltado aos conteúdos de Cinemática e Dinâmica do 1º ano do Ensino Médio, fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Metodologicamente, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa realizada a partir da Pesquisa de Desenvolvimento (DBR) – tecnológica – em que articula a fundamentação teórica com o desenvolvimento da ferramenta proposta. Diante da impossibilidade de intervenção na escola, a validação do produto educacional ocorreu por meio de duas estratégias: análise comparativa de funcionalidades (benchmarking) com aplicativos existentes no mercado, e verificação de conformidade com as habilidades específicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as competências EM13CNT204 e EM13CNT101. Os resultados demonstraram que o DinaFísica preenche uma lacuna pedagógica entre os "solucionadores automáticos" e os simuladores visuais, atuando como uma ferramenta mediadora que expõe o processo lógico-matemático, e não apenas o resultado final. Conclui-se que o artefato possui potencial efetivo para promover o letramento científico e a cultura digital, servindo como organizador prévio para a construção do conhecimento físico, em detrimento da memorização mecânica de fórmulas.
Descrição
Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – (IFRO), Campus Calama, como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado, junto ao Curso de Licenciatura em Física.
Palavras-chave
Aprendizagem Significativa, Tecnologias Digitais, Ensino de Física, Aplicativo Educacional
Citação
KIFFER, Marcia Batista. Dinafísica: Uma ferramenta mediadora para a aprendizagem significativa de conceitos físicos. Orientadora: Sandra Monteiro Gomes. 2025. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, RO, 2025.
