O lúdico como recurso no ensino dos conceitos teóricos da cinemática
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar o uso de atividades lúdicas como recursos pedagógicos no ensino dos conceitos teóricos de cinemática, com base em produções acadêmicas que investigaram essa temática entre 2018 a 2025 em diferentes etapas da educação básica e do ensino médio. A pesquisa adotou como metodologia a revisão bibliográfica, possibilitando a análise de diferentes estudos e experiências relatadas em produções acadêmicas sobre a temática. A seleção dos materiais considerou critérios de relevância, atualidade e pertinência em relação ao ensino da Física e ao uso de práticas lúdicas. Os resultados apontados pelas produções consultadas evidenciaram que o uso do lúdico contribuiu para a superação de dificuldades relacionadas à abstração dos conceitos de cinemática, além de favorecer a motivação, a participação ativa e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. Concluiu-se, portanto, que o lúdico representou uma estratégia eficaz para potencializar o processo de ensino-aprendizagem em Física no contexto da educação.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Física.
Palavras-chave
Ensino de Física, Lúdico, Jogos, Dinâmicas, Metodologias ativas
Citação
CASTRO, Edney Agostinho de. O lúdico como recurso no ensino dos conceitos teóricos da cinemática. Orientadora: Márcia de Fátima Morais Barbosa. 2025. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, RO, 2025.
