Faça você mesmo e olhe para o céu: a construção de um telescópio refletor automatizado como ferramenta pedagógica no ensino médio
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente estudo objetivou elaborar uma proposta pedagógica interdisciplinar articulada aos princípios da cultura maker, por meio da construção de um telescópio refletor newtoniano automatizado de baixo custo. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, exploratória e propositiva, fundamentada na teoria e no desenvolvimento técnico do artefato, englobando modelagem 3D, esquemas elétricos e programação de sistemas de controle. Os resultados demonstraram a viabilidade técnica e econômica do equipamento, validada por projetos de engenharia e análise de custos. Ademais, evidenciou-se o potencial de intervenção didática, decorrente da proposta pedagógica elaborada e fundamentada na análise das falhas e validações do protótipo. Conclui-se que a fabricação do instrumento constitui uma ferramenta eficaz para o ensino integrado de óptica, mecânica e automação etc, no ensino médio, fomentando o letramento científico, a interdisciplinaridade, o protagonismo estudantil e a democratização do acesso à astronomia.
Descrição
Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – (IFRO), Campus Calama, como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado, junto ao Curso de Licenciatura em Física
Palavras-chave
Ensino de Física, Cultura Maker, Prototipagem 3D, Microcontroladores, Interdisciplinaridade
Citação
FREITAS FILHO, Evandro de Souza. Faça você mesmo e olhe para o céu: a construção de um telescópio refletor automatizado como ferramenta pedagógica no ensino médio. Orientadora: Sandra Monteiro Gomes. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.
