Políticas públicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
No Brasil, a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, promulgada em 2008, reafirma o direito de todos os alunos frequentarem o ensino regular. A partir da publicação dessa política, os dispositivos legais que se seguirão e os demais documentos orientadores passaram a tratar mais especificamente da inclusão social das pessoas com TEA, tema deste trabalho. O objetivo desta pesquisa é analisar políticas públicas voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando seus avanços, desafios e impactos em relação à inclusão social e educacional no Brasil. Para desenvolver essa investigação utilizada como metodologia de pesquisa documental, tomando como materialidade de análise políticas nacionais brasileiras e documentos orientados publicados de 1994 a 2024. A análise empreendida é importante para problematizarmos a inclusão das pessoas com autismo, uma vez que esses documentos produzem efeitos nas políticas das instituições públicas e na sociedade.
Descrição
Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, como requisito para obtenção do grau de Tecnólogo, junto ao Curso de Tecnologia em Gestão Publica (EAD)
Palavras-chave
Deficiência, Inclusão, Saúde, Educação, Assistência Social
Citação
REIS, Vanda da Costa. Políticas públicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Orientador: Glicerinaldo de Sousa Gomes. 2025. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Tecnologia em Gestão Pública (EAD); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2025.
