O papel das tecnologias digitais na construção de uma gestão pública mais eficiente, transparente e participativa
Carregando...
Data
2025
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar de que forma as tecnologias digitais contribuem para a modernização da gestão pública, promovendo maior eficiência administrativa, transparência e participação cidadã. A pesquisa adotou método qualitativo, de caráter exploratório-explicativo, fundamentado em revisão bibliográfica e análise documental de legislações, portais oficiais e artigos especializados. Foram investigadas as principais soluções tecnológicas sistemas de gestão integrada (ERPs), portais de serviços e de transparência, big data, inteligência artificial e blockchain e seus impactos na redução da burocracia, no aprimoramento da tomada de decisão e no fortalecimento do controle social. Identificaram-se, ainda, desafios relacionados à resistência à mudança, às desigualdades de acesso digital, à capacitação de servidores e às limitações orçamentárias. Conclui-se que a transformação digital pode tornar a administração pública mais ágil, aberta e responsiva, desde que haja investimentos em infraestrutura, formação continuada e políticas de inclusão digital.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte como requisito de avaliação parcial para obtenção do título de Tecnóloga em Gestão Pública.
Palavras-chave
Gestão pública, Tecnologias digitais, Transparência, Inovação administrativa
Citação
MAGALHÃES, Marciene Bisi Geraldino. O papel das tecnologias digitais na construção de uma gestão pública mais eficiente, transparente e participativa. Orientadora: Luciana Aparecida Barbieri. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.