Proposta didática para abordagem de formulações alcoólicas no ensino de Química, para o 2º ano do Ensino Médio
Carregando...
Data
2025
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho propõe uma abordagem didática para o ensino de Química no 2º ano do Ensino Médio, utilizando formulações alcoólicas como recurso contextualizado. A relevância do tema se justifica pela ampla presença desses produtos no cotidiano, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19, e por seu potencial para ilustrar conceitos fundamentais da Química, como concentração, solubilidade e polaridade. A proposta pedagógica foi desenvolvida a partir de uma pesquisa qualitativa baseada em revisão bibliográfica e estruturada em uma sequência didática de três etapas: (1) explanação teórica sobre propriedades químicas do álcool e sua importância; (2) atividade experimental envolvendo a interação entre substâncias polares e apolares; e (3) um jogo de tabuleiro educativo para revisão e consolidação dos conteúdos. Os resultados indicam que o uso de metodologias ativas e estratégias lúdicas facilita a compreensão dos conceitos abordados, promovendo maior engajamento dos alunos e aprendizado significativo. A abordagem experimental permitiu que os estudantes estabelecessem conexões entre teoria e prática, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da argumentação científica. Nesse sentido o uso de jogos na aprendizagem torna as aulas mais dinâmicas e envolventes, ajudando os alunos a se interessarem mais pela Química. A proposta apresentada mostrou-se uma forma eficiente de ensinar conteúdos químicos de maneira prática e conectada ao dia a dia dos estudantes. Além de facilitar a compreensão dos conceitos, essa abordagem ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a conscientização sobre o uso seguro de produtos químicos no cotidiano.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito obrigatório para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com habilitação em Química.
Palavras-chave
Ensino de Química, Formulações alcoólicas, Sequência didática, Experimentação, Ensino médio
Citação
HUARANCA, Jonathan Douglas Mercado. Proposta didática para abordagem de formulações alcoólicas no ensino de Química, para o 2º ano do Ensino Médio. Orientadora: Thays da Silva Mandu, 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2025.
Histórico de Versões
Você está vendo atualmente a versão 2 para o item.