O Plano Educacional Individualizado na perspectiva do Currículo Integrado: caminhos para a inclusão educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista
Carregando...
Data
2025
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
RESUMO A presente pesquisa aborda a relevância do Plano Educacional Individualizado (PEI) na implementação de práticas pedagógicas adaptadas, que promovam o desenvolvimento acadêmico, social e emocional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo tem como objetivo analisar as possibilidades e limitações do PEI na integração curricular na Educação Profissional e Tecnológica, com ênfase nos estudantes com TEA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Porto Velho Calama (IFRO/PVCAL). A abordagem metodológica adotada fundamenta-se na pesquisa-ação educacional, tendo a geração de dados sido realizada por meio de entrevistas roteirizadas que contaram com a colaboração de 13 profissionais da Educação que atuam no referido campus e da análise de documentos oficiais, como os projetos pedagógicos de curso, o Plano Pedagógico Institucional e outros documentos, de abrangência nacional. A análise dos dados foi procedida à luz de referenciais teóricos pertinentes ao tema, e a apresentação dos resultados foi feita de forma qualitativa. Os resultados evidenciaram que o trabalho colaborativo, as formações contínuas e a comunicação intersetorial constituem elementos essenciais para uma melhor preparação e aplicação do PEI, contribuindo para a melhoria do desempenho dos estudantes. Dessa forma, a adoção de prátic cas pedagógicas adaptadas propicia uma aprendizagem que, alinhada aos propósitos da Educação Profissional e Tecnológica, se orienta por uma abordagem omnilateral, crítica e transformadora. Além disso, o PEI favorece o equilíbrio emocional, o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e a integração social dos estudantes, ao mesmo tempo em que promove uma dinâmica colaborativa entre docentes e profissionais de apoio, fortalecendo a segurança nas práticas pedagógicas e a compreensão das potencialidades dos estudantes com TEA, em prol de uma educação equânime. Conclui-se que há potencial do PEI combinado ao currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica, visto que esse conjunto de documentos facilita a identificação de desafios docentes, desde que sejam atualizados continuamente. O produto educacional aqui gerado tem a pretensão de atuar como suporte nas dificuldades e adaptações metodológicas dos profissionais da educação para atender aos estudantes com TEA na realização do PEI. Conclui-se que os resultados foram alcançados, uma vez que a problemática foi esclarecida para efeitos práticos e que a instituição expressa intencionalidade e ações voltadas para a inclusão educacional do público com TEA.
Descrição
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado no Campus Porto velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.
Palavras-chave
Educação Profissional e Tecnológica, Ensino, Transtorno do Espectro Autista, Plano Educacional Individualizado, Currículo integrado
Citação
ALMEIDA, Maria das Graças Freitas de. O plano educacional individualizado na perspectiva do currículo integrado: caminhos para a inclusão educacional de estudantes com transtorno do espectro autista. Orientadora: Xênia de Castro Barbosa. 2025. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.