Foco no solo: um guia didático e interativo para o ensino técnico
Carregando...
Data
2025
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Atena editora
Resumo
Este livro é fruto de um projeto de ensino concebido no contexto de Pandemia de Covid-19, que foi iniciado oficialmente no âmbito institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) em 18 de março de 2020. No núcleo de formação profissional do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio temos a disciplina de Solos (IFRO, 2018), que assim como as demais disciplinas profissionalizantes não possui livro didático, ficando a cargo do docente a seleção e/ou elaboração do material a ser utilizado. Infelizmente, existem poucos livros da área de Solos voltados aos Cursos Técnicos. Assim, os docentes necessitam lançar mão de uma vasta bibliografia de todas as subáreas da Ciência do Solo para compor seu referencial bibliográfico. Visualizamos, portanto, a possibilidade de elaborar um material didático que associe conhecimento técnico-científico da área de Solos com os conteúdos disponíveis nas diferentes mídias e redes sociais, seguindo a sequência de conteúdos previstos no Plano de Disciplina de Solos do Projeto Político-Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio (IFRO, 2018).
Descrição
Artigo Científico apresentado à Coordenação de Curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Colorado do Oeste, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Engenharia Agronômica.
Palavras-chave
Solos - análise, Agricultura - manejo, Conservação
Citação
GERVÁSIO, Celina Almodóvar. Foco no solo: um guia didático e interativo para o ensino técnico. Orientadora: Stella Cristiani Gonçalves Matoso. 2025. 302 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agronômica), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2025.