O uso de vídeos curtos no ensino de física no ensino médio: o que revelam as produções acadêmicas
Carregando...
Data
2025
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o que as produções acadêmicas revelam sobre
o uso de vídeos curtos no ensino de Física no ensino médio, identificando os desafios
e as possibilidades dessa abordagem metodológica. A pesquisa foi realizada por meio
de uma revisão de literatura sistematizada, de cunho qualitativo e de caráter descritivo
sendo selecionadas e analisadas produções acadêmicas que abordavam o uso de
vídeos curtos nas práticas pedagógicas. Os resultados indicaram que o uso de vídeos
curtos pode potencializar o engajamento dos alunos facilitando a compreensão de
conceitos complexos, a importância da formação continuada de professores para a
implementação eficaz dessa metodologia, bem como, a necessidade de adaptação
dos conteúdos às demandas dos alunos contemporâneos. Os desafios identificados
incluíram a resistência à mudança por parte dos educadores e a necessidade de um
planejamento mais inovador e interativo. Em suma, a utilização de vídeos curtos no
ensino de Física não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também
responde às exigências de um contexto educacional em constante transformação.
Descrição
Palavras-chave
Citação
FRANÇA, Cleudson Fabrício; BARBOSA, Márcia de Fátima Morais. O USO DE VÍDEOS CURTOS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: o que revelam as produções acadêmicas. Licenciatura em Física, Porto Velho, v. 01, n. 0, p. 1-19, jan. 2025. Semestral.