Dificuldade de aprendizagem em física na educação básica: desafios e possibilidades

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Latin American Journal of Science Education
Resumo
Este artigo objetivou apresentar a culminância de um projeto de pesquisa em que buscou-se por meio de um blog educativo, minimizar as dificuldades de aprendizagens dos estudantes pertencentes a uma escola da rede pública estadual de ensino do município de Porto Velho Rondônia-Brasil, na disciplina de física. O estudo possui uma abordagem qualitativa e através da pesquisa de campo foi possível levantar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes e propor ações interventivas com vistas a superar as dificuldades detectadas. A originalidade da pesquisa perpassa pelo fato de utilizarmos uma ferramenta tecnológica apreciada pela maioria dos jovens e adolescentes brasileiros, para possibilitar-lhes um olhar diferenciado para a disciplina de física. O interesse nesse estudo deu-se pelo fato de percebemos a física no ambiente escolar, muito matematizada e distante do contexto do estudante e ainda, um número expressivo de estudantes com dificuldades de aprendizagem. É um estudo de grande importância e relevância acadêmica, pois, com este estudo, intentamos mobilizar acadêmicos da licenciatura em física e professores da Educação Básica a buscar diferentes estratégias para se trabalhar a disciplina de física afim de beneficiar os estudantes com dificuldades de aprendizagem. O estudo contou com a colaboração de autores como: Oliveira (2008), Corrêa, Santos e Gomes (2016), Fernandes (2016), Geraldo (2017), Penha (2018), entre outros.
Descrição
Palavras-chave
Ensino Secundário, Dificuldade de aprendizagem, Disciplina de Física, Educação Básica.
Citação
PACHECO, Douglas da Conceição; GOMES, Sandra Monteiro. Dificuldade de Aprendizagem na Física na Educação Básica: desafios e possibilidades. Latin American Journal Of Science Education, ?, v. 12034, n. 7, p. 01-07, jul. 2020. Semestral. Disponível em: https://repositorio.ifro.edu.br/server/api/core/bitstreams/076cce05-aeaa-4c4a-9d4d-c5f88eda9247/content?authentication-token=eyJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJlaWQiOiIxY2M1MmNjYy05MjZmLTQ4M2QtYjA2ZC0xMDA4NjI3YjExNDEiLCJzZyI6WyIzYjhhODNkOS1lN2M5LTRkOTItODU5Yi0wODcyODFjYjIwNDUiXSwiYXV0aGVudGljYXRpb25NZXRob2QiOiJsZGFwIiwiZXhwIjoxNzQxMjc4ODI3fQ.j2UpwQbX0gw4dt63BK7zSSsK6bJ492Tn8ZZxQtJI-Hs. Acesso em: 06 mar. 2025.