Tecnologias no processo educacional: transformações pedagógicas e desafios ao / no ensino

Resumo
Nos últimos anos, a tecnologia se tornou essencial no cenário educacional, pois transformou de maneira significativa a forma de como os alunos ‘aprendem’ e de que maneira os professores ‘ensinam’. Essa dualidade aponta para o processo e inserção da tecnologia na / para educação – principalmente ao destacar benefícios, desafios e impactos nas concepções teóricas educativas, bem como nas práticas instituídas no contexto pedagógico. Dessa maneira, buscou-se aqui, revisitar não apenas a literatura pertinente, mas também discutir as dimensões tecnológicas e seus papeis na aprendizagem, engajamentos, habilidades e, acima de tudo – entender que o ‘acesso à informação digital’ é uma esfera dual que requer aprender novos desafios, ‘quebrar paradigmas’ e aceitar os riscos impostos na formação continuada do professor. Assim, o presente texto aponta possibilidades, mesmo que teóricas, capazes de oportunizar teoria e prática do mundo digital que, na medida do possível, facilita o processo educacional como ferramenta transformadora dos desafios incorporados ao ensino no mundo moderno.
Descrição
Palavras-chave
Tecnologia Educacional., Ações Pedagógicas., Ensino.
Citação
SANTOS, José Jarlison dos; JESUS, Sérgio Nunes de; SOUZA, Elizângela Ataíde de. Tecnologias no processo educacional: transformações pedagógicas e desafios ao / no ensino. Revista ft, 2024