Gestão de recursos públicos: um estudo da utilização do PDDE na Educação Pública
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Data
2024
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Resumo
A gestão de recursos públicos na educação é vital para o desenvolvimento social e econômico do país. A gestão correta e eficaz não somente beneficia que os investimentos sejam otimizados, mas também a transparência e responsabilidade que são pressupostos para a criação de um sistema educacional capaz de satisfazer as necessidades da população. O objetivo deste estudo é avaliar o papel da gestão escolar para garantir a devida utilização dos recursos públicos destinados à educação, com o intuito de determinar práticas que garantam transparência, equidade e efetividade nessa alocação. A operacionalização da pesquisa se deu a partir de uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e natureza descritiva. Desse momo, a pesquisa cumpriu o objetivo proposto no início do processo investigativo, mostrando que a gestão escolar confere resultados positivos, com essa prática é possível buscar o desenvolvimento da melhoria do processo da educação e a diminuição das desigualdades sociais.
Descrição
Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
Palavras-chave
Gestão Escolar, Recursos Públicos, Eficiência, Transparência, Equidade
Citação
OLIVEIRA, Solange Aparecida da Silva; FERRARI, Maria Aparecida. Gestão de recursos públicos: um estudo da utilização do PDDE na Educação Pública. Orientadora: Marizete Albino Marta. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024.