Sistema Eletrônico de Informações (SEI): celeridade e economia no estado de Rondônia
Carregando...
Data
2022
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A administração pública no Brasil sofreu várias modificações na medida em que a sociedade também se transformou. O investimento governamental na Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) passou a ser elevado, e, com isso, a administração pública se modernizou implementando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que abriga o processo administrativo eletrônico. Este trabalho discorre sobre uma revisão de literatura sobre a economia e a celeridade que a implementação do SEI trouxe à administração pública no Estado de Rondônia. A pesquisa foi baseada em trabalhos eletrônicos publicados no período de 2017 a 2022 com intuito de elencar as principais vantagens do uso do SEI e também foram utilizados dados econômicos do Estado de Rondônia, através de solicitação no portal Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão | e-SIC, que corroboram com os benefícios da utilização desse sistema. O SEI traz vantagens que com o uso do processo físico não era possível: acesso simultâneo, cortes com custos de impressão e materiais de escritório, acesso por diferentes meios (eletrônicos), acesso remoto. Portanto, conclui-se que os objetivos iniciais foram alcançados: celeridade, produtividade, economicidade, transparência, sustentabilidade e eficiência.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
Palavras-chave
Sistema eletrônico de Informações, Implementação do SEI, Rondônia
Citação
FERREIRA, Camila Solarievicz. Sistema Eletrônico de Informações (SEI): celeridade e economia no estado de Rondônia. Orientador: Alberto Bruno de Oliveira Viana. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.