Gestão pública e inovação na melhoria da qualidade dos serviços públicos: revisão bibliográfica de um estudo de caso aplicado na central de atendimento da Coordenadoria Regional Venda Nova prefeitura municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Uma organização pública é formada por diversas razões e interesses bem como fomentar uma localidade seja um órgão municipal, estadual ou federal, tendo em vista que é administrada para atender as necessidades da população. Para sempre manter a qualidade é preciso promover um ambiente propicio a inovação e a criatividade, ambas andam juntas e trazem grandes benefícios para a gestão pública, dadas a atual conjuntura estatal devido a grande demanda de serviços públicos e escassez de recursos, apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos podem observar que o termo inovação tem sido mais utilizado em nível de organização, e criatividade, para indivíduos e grupos de indivíduos. Então para que inovação e qualidade andem sintonia, é necessário alinhamento dos interesses do órgão em criar meios, situações e ações que gerem ambiente harmonizado, porém crítico que sempre busca estar se aperfeiçoando. Para que um serviço tenha qualidade, ele deve ser realizado da maneira como foi planejado e desempenhar as funções ou atividades previstas, atingindo os objetivos propostos. A criatividade e a inovação na gestão pública apresentam-se como ferramentas de grande relevância, uma vez que contribuem para a melhoria de todos os aspectos que envolvem as organizações públicas. O objetivo maior da inovação no serviço público é de aperfeiçoar os recursos disponíveis, por meio de formas inovadoras de gestão e organização, promovendo mais benefícios à sociedade. Com intuito de mostrar como a gestão pública pode inovar e melhorar a qualidade no seu atendimento. A escolha por este tema visa um aprofundamento na discussão dos desafios que gestão pública enfrenta para melhora qualidade bem como gerar inovação.
Descrição
Monografia apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (EaD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
Palavras-chave
Gestão pública, Inovação, Qualidade
Citação
SILVA, Marco Antonio Rodrigues da. Gestão pública e inovação na melhoria da qualidade dos serviços públicos: revisão bibliográfica de um estudo de caso aplicado na central de atendimento da Coordenadoria Regional Venda Nova prefeitura municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Orientador: Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira de Lima. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.