Filosofia da educação e pensamento indígena: uma proposta decolonial contemporânea

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Seven Publicações Acadêmicas
Resumo
Em essência, a filosofia busca se ocupar de questões importantes. Considera-se a filosofia como não alienada, mas arraigada em meios aos problemas do mundo. É preciso pensar filosoficamente a realidade a partir de conceitualizações amazônicas. A educação baseou-se durante muito tempo em modelos eurocêntricos que não consideram saberes outros. Neste contexto, a inserção do pensamento indígena em relação ao ser humano e a natureza se mostra como uma das contribuições para a educação no processo de decolonização epistêmica. Objetiva-se refletir sobre as epistemologias indígenas como problema filosófico no qual a própria filosofia da educação deve se ocupar. A metodologia configura-se como revisão bibliográfica. Os resultados da discussão apontam para a necessidade de refletir filosoficamente sobre a importância do pensamento literário indígena em um processo decolonial epistêmico. Conclui-se que um processo decolonial educativo passa pelo crivo da sabedoria indígena e pensado à luz da filosofia da educação, possibilita uma educação integral.
Descrição
Artigo publicado como capitulo do livro: Consturando Saberes, na Editora Seven, por Docente e Discentes do IFRO- Campus porto Velho Calama.
Palavras-chave
Filosofia, Educação, Pensamento indígena, Epistemologia, Decolonização
Citação
MENEZES, Gabrielly J; SILVA, Hugo R. da; ALMEIDA, Willians Prestes de; VALIM, Ricardo. Filosofia da educação e pensamento indígena: uma proposta decolonial contemporânea. In: VALIM, Ricardo; SOARES, Domingos Perpétuo Alves; SOUZA, Alecsandra Oliveira de (org.). Costurando Saberes. São Jose dos Pinhais-Pr: Seven, 2023. p. 62-80. Disponível em: https://www.sevenpubli.com/livro/costurando-saberes. Acesso em: 19 mar. 2024.