Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Objetiva-se nesta pesquisa efetuar uma análise da implementação do Projeto “Costurando Saberes” no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Calama no ano de 2023. Justifica-se pelo potencial de iniciação científica que o referido projeto possui para estimular a formação de novos pesquisadores. A metodologia utilizada neste projeto contou com a disponibilização de livros especializados para a comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Campus Porto Velho Calama, além de demais materiais coletados em pesquisas realizadas pelos próprios alunos. Foi também preocupação da coordenação do projeto que os discentes tivessem espaços para atendimento e compartilhamento de informações cujo usufruto viesse a contribuir para o aprofundamento das discussões e consequentemente à produção científica. Os resultados obtidos até o presente momento revelam um processo de iniciação e produção acadêmica que tem sido apreciada em eventos de âmbito regional, nacional e internacional. Também há a perspectiva da produção de um livro até o fim do presente semestre composto por artigos elaborados pela comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Câmpus Porto Velho Calama que participou do projeto Costurando Saberes. Conclui-se que projetos que visem ao estímulo da criatividade e valorização dos saberes da comunidade discente tendem a ser melhor aceitos e compreendidos. Projetos, como este, que partem da realidade de cada discente, são bem sucedidos pois explicitam sentido e permitem ao discente ser protagonista de sua pesquisa. Desta forma, decoloniza-se os saberes reconhecendo as especificidades próprias de cada discente revelando seu potencial e estimulando-o para as vivências do mundo científico sem a perspectiva de bloquear sua inteligência.
Descrição
O trabalho intitulado Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama foi aprovado e apresentado no III Seminário Luso-Brasileiro de Educação, realizado Online nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2024. O trabalho, na modalidade de resumo expandido, foi apresentado no Eixo Temático “Práticas Pedagógicas e Projetos Educativos”. A Comissão Científica considerou que o trabalho reúne elevado interesse científico na área da Educação e, por esse fato, tomou a decisão de atribuir a presente Menção Honrosa.
Palavras-chave
Educação, Protagonismo, Autoria, Autenticidade, Epistemologias
Citação
VALIM, Ricardo; SOARES, Domingos, P. Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama. In: III Seminário Luso-Brasileiro de Educação. Santa Maria-RS: UFSM, 2024.