A voz-práxis literária indígena brasileira contemporânea: reflexos de um pensamento filosófico autêntico e decolonial

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A voz-práxis literária indígena brasileira contemporânea é marcadamente atuante em defesa dos interesses, tradições, línguas e culturas dos povos originários. Essa voz vem ganhando espaços e fomentando laços a partir do entendimento de que para haver mudança é preciso que haja uma comunicação efetiva e afetiva na busca pelo respeito à dignidade intrínseca do ser indígena. Elementos presentes como a poética indígena, por exemplo, com sua transcendência de valores, sua crítica social contundente e indômita, com suas imagens, cores, sons e harmonia com o cosmos revelam a todos as epistemologias outras que destoam do pensamento moderno eurocêntrico, provinciano com pretensões de universalidade. Objetiva-se nesta pesquisa um entendimento sobre este aspecto reflexivo e autêntico de pensar a realidade através da literatura que tem oportunizado um descentramento filosófico, epistêmico e normativo buscando levar ao fim o império hegemônico cognitivo da modernidade. Conclui-se após este percurso decolonial por outros saberes que a produção epistêmica indígena brasileira permite a sobrevivência das culturas originárias com a literatura, arte e de tantas outras formas de manifestações possíveis.
Descrição
Trabalho submetido, aprovado e apresentado no III Congresso Internacional Transdisciplinar e III Congresso Interligas do IESVAP em 2022,. O trabalho apresentado na modalidade oral, área I - Trabalhos Transdisciplinares e outros ficou classificado em 3º Lugar e recebeu menção honrosa no evento III Congresso Internacional Transdisciplinar & III Congresso Interligas do IESVAP realizado on-line no período de 01o a 03 de dezembro de 2022 pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP/IESVAP).
Palavras-chave
Conhecimento, Filosofia, Literatura, Voz, Sobrevivência
Citação
VALIM, Ricardo; DANNER, Leno. A voz-práxis literária indígena brasileira contemporânea: reflexos de um pensamento filosófico autêntico e decolonial. In Anais da Revista Inovale - III Congresso Internacional Transdisciplinar e III Congresso Interligas do IESVAP. 2022. p.15, Disponivel em: https://www.iesvap.edu.br/sites/revista-inovale.