Ayvu Rapyta: um giro decolonial às fontes da religiosidade indígena Mbyá Guarani

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Em tempos de profunda transformação social e de mudanças paradigmáticas, observa-se, dentre estas mudanças, uma maior busca pelo encontro do sagrado em sintonia com a política. A politização e militarização da fé, juntamente com o desejo do estabelecimento de uma teocracia, têm chamado a atenção da comunidade científica, pois suas perspectivas de horizonte ganharam espaço nos corações e mentes das pessoas. Mas há de se questionar: Quais as motivações que existem nos bastidores desses movimentos religioso/políticos? Investigar os motivos se torna importante porque confere uma carga de sentido existencial ao que é feito. Neste sentido, é importante fazer um retorno às fontes da sabedoria ancestral, seja ela contida na Torá, na Bíblia, no Alcorão ou no Bhagavad-Gita. As técnicas culturais e esses saberes espirituais tradicionais do povo Mbyá-Guarani poderão ser alternativas na construção de novas abordagens interdisciplinares que buscam formas de resolução para os impactos da intolerância religiosa, como também desmistificar o uso da fé na política.
Descrição
O presente trabalho foi submetido, aprovado, comunicado e publicado no VIII Simpósio Luso-brasileiro de Estudos de Religião - Religião e Política: Territórios e Fronteiras do Domínio Religioso organizado pelo PPG em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.
Palavras-chave
Espiritualidade, Política, Povos indígenas, Mbyá-Guarani, Literatura indígena
Citação
VALIM, Ricardo; TELLES, Livia C. M. S. Ayvu Rapyta: um giro decolonial às fontes da religiosidade indígena Mbyá Guarani. In: VIII Simpósio Luso-brasileiro de Estudos de Religião - Religião e Política: Territórios e Fronteiras do Domínio Religioso organizado pelo PPG em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, 2023.