Caracterização das indicações geográficas relacionadas à bovinocultura leiteira no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este estudo tem como objetivo apresentar o cenário das Indicações Geográficas relacionadas à bovinocultura leiteira no Brasil. A base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) foi consultada para a coleta de informações. Os resultados evidenciaram um total de 5 patentes do tipo Indicação Geográfica no Brasil. Sendo elas: Queijo Minas Artesanal do Serro, Queijo Canastra, Queijo Witmarsum, Queijo de leite de vaca cru integral do Cerrado e Queijo Artesanal Serrano. Ao todo, representam aproximadamente 5% das IGs do Brasil. O Brasil possui um alto potencial para futuras concessões de Indicações geográficas. Os maiores desafios são avanços na legislação, organização do setor produtivo e rede de colaboradores e avanço nos critérios de sanidade do rebanho leiteiro.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Bacharelado em Zootecnia.
Palavras-chave
Denominação, Indicação, Propriedade industrial, Queijo
Citação
BINOW, Estefane; RIETZ, Bruna Emanuelle Baldiserra. Caracterização das indicações geográficas relacionadas à bovinocultura leiteira no Brasil.2024. 37f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2024.