Educação intercultural e metodologias ativas: uma proposta prática-filosófico-reflexiva-decolonial

Resumo
Objetiva-se efetuar uma reflexão filosófico-decolonial sobre a relação entre as Metodologias Ativas e a Educação Intercultural a partir da vivência de um professor indígena. A metodologia empregada nesta pesquisa foi de cunho teórico-prática apoiada na literatura especializada em ambas as temáticas. Conclui-se que as Metodologias Ativas visam uma maior autonomia e autoria na formação discente, podendo ser aplicadas a Educação Intercultural. Seu contributo é verificado a partir de uma vivência prática da reflexão decolonizadora sobre as Metodologias Ativas desenvolvidas no espaço educativo intercultural, oportunizando o desenvolvimento de consciências críticas e autônomas.
Descrição
O trabalho científico intitulado "Educação intercultural e metodologias ativas: uma proposta prática-filosófico-reflexiva-decolonial" foi submetido e apresentado na modalidade Apresentação Oral no evento II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica - II SinmaEPT realizado no período de 22/03/2023 a 25/03/2023
Palavras-chave
Protagonismo, Discentes, Saberes, Autonomia, Método
Citação
SURUÍ, Gamalono; VALIM, Ricardo; TELLES, Lívia C. M. S. Educação intercultural e metodologias ativas: uma proposta prática-filosófico-reflexiva-decolonial. In: II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica - II SinmaEPT. Rio Branco: IFAC, 2023. Disponível em: https:// https://www.even3.com.br/iisinmaept/.